O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo acolhe, até dia 31 de dezembro, a exposição «Festa da Nossa Senhora dos Navegantes», que agrega texto, imagem e uma componente multimédia e faz parte do programa OPP/2017, Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra, candidatura a Património Cultural Imaterial.


A festa documentada nesta mostra realizou-se em 2017, mas algumas imagens foram recuperadas de períodos anteriores. Desde a época em que o padre, e às vezes o bispo, vinha de Faro, num rebocador, a festa tem-se adaptado à passagem do tempo e às novas circunstâncias – nomeadamente à transição da paróquia de Faro para Olhão. É uma tradição que se atualiza e reinventa, revelando uma forte dinâmica, que reflete o pulsar intenso da vida da comunidade em que se insere. Constantes em todos os períodos, são a sua fé e a energia coletiva como forças motrizes da sua renovação.


A Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes, ou simplesmente a Festa da Ilha, tem lugar no primeiro fim-de-semana de agosto. São dois dias de atividades lúdicas e religiosas, que terminam com a procissão que percorre as ruas da Culatra. A imagem que representa a santa padroeira com o seu barquinho na mão é única e inconfundível entre as restantes comunidades piscatórias em Portugal e no Brasil, onde o seu culto é celebrado.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina