Saúde, Seca e Mobilidade são as grandes preocupações da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve para 2020, ano que também será decisivo na preparação do próximo período de programação europeia (2021-2027). O Hospital Central do Algarve, a afirmação da AMAL enquanto Autoridade Regional de Transportes Rodoviários e o estudo de soluções para atenuar os efeitos da seca que afetam o Algarve são, por isso, algumas das prioridades da entidade liderada, desde 31 de outubro do ano transato, por António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão.

Os problemas não são possíveis de resolver todos em 2020, mas António Miguel Pina quer, enquanto presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, dar passos firmes nessa direção nos próximos 12 meses. E os problemas ultrapassam em muito as habituais questões de se o Algarve terá ou não um bom ano turístico, se conseguirá lidar com sucesso com a feroz concorrência que chega de outros destinos da Bacia do Mediterrâneo, se terá mais ou menos ligações aéreas para as principais cidades europeias, e afins. “Temos pela frente vários desafios, entre eles a falta de água, que nos bateu à porta com uma grande intensidade em 2019”, reconhece o entrevistado, em início de conversa na sede da AMAL, em Faro.

Uma conversa em que o primeiro tema é a Saúde, com António Miguel Pina na expetativa de que, até final de 2020, haja uma luz mais concreta sobre a construção do Hospital Central do Algarve, “um equipamento que é cada vez mais determinante para dar a volta ao atual cenário em que vivemos, tanto na atração de novos profissionais de saúde, como também pela questão tecnológica, porque nos deparamos com o fim de vida útil de muitos dos equipamentos dos hospitais da região”. “Compreendo que os algarvios sintam alguma desconfiança em relação à efetiva construção, ou não, do Hospital Central do Algarve, mas é uma necessidade real e cabe-nos a nós, atores e decisores políticos da região, não desistir dele. E eu acredito que ele vai ser uma realidade”, afirma o olhanense. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a entrevista completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__232