A Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, deslocaram-se a Albufeira, no dia 23 de janeiro, para participarem na cerimónia de homenagem, a título póstumo, ao médico Manuel dos Santos Serra, durante a qual foi atribuído o seu nome ao Centro de Saúde de Albufeira. “Santos Serra foi muito mais do que um médico. Foi poeta e escritor, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira durante três mandatos, teve um passado de luta contra a Ditadura, chegou-lhe a ser vedado o trabalho por lutar pela Democracia em tempos que já lá vão. Foi sempre um democrata e um lutador por Albufeira, uma terra que, apesar de não ter nascido aqui, sempre considerou como sua”, recordou Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.


“Um cidadão inteiro, íntegro, que fez muito bem pelos albufeirenses e pelos algarvios”, descreveu ainda Paulo Morgado, dai considerar que a atribuição do seu nome ao Centro de Saúde de Albufeira é perfeitamente justa. “É um exemplo para todos nós pela sua dedicação às pessoas que servia”, reforçou, opinião partilhada por José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Foi um Humanista e um grande amigo. Conversávamos muito longamente porque era um bom contador de histórias. Não cobrava as consultas a quem não tinha meios para as pagar, o que é demonstrativo de um grande altruísmo, de um coração e alma enormes”, sublinhou o edil albufeirense. “É da mais elementar justiça esta homenagem, uma atitude de realçar da parte do Ministério do Saúde, até porque estes momentos são bastante significativos nos tempos que correm, em que nos deparamos constantemente com notícias negativas”.    

Jamila Madeira, Marta Temido, Paulo Morgado e José Carlos Rolo

Para Marta Temido, este era “um dia de afetos”, lembrando que, aquando do falecimento de Manuel dos Santos Serra, de imediato surgiu a ideia de batizar com o seu nome o Centro de Saúde de Albufeira. “Um homem que nasceu em Penela, perto de Coimbra, veio em criança para o Algarve, voltou a Coimbra para se licenciar em Medicina e que regressou logo a Albufeira, onde esteve impedido de exercer a sua profissão durante o período do Estado Novo, devido à oposição que fazia à Ditadura. Depois, foi diretor desta unidade ao longo de 22 anos, mais de duas décadas a trabalhar em prol do Serviço Nacional de Saúde”, destacou a governante, salientando ainda o seu amor ao Algarve e a Albufeira, “esta «cidade branca» como ele a caracterizava na sua obra”, mas também a sua forma reta e justa de fazer medicina. “Foi um homem atento, muito cuidadoso, relativamente reservado no uso da palavra, que guardava para o momento final da consulta, em que dava bons conselhos e amizade. Tinha um juízo técnico bastante atento e apurado, uma disponibilidade para ouvir o outro e dava conselhos técnicos entrecruzados por humanismo e sentimentos de amizade em relação aos outros”.  


O Ministério da Saúde quis associar-se, por isso, à homenagem a uma figura muito importante para a construção do Serviço Nacional de Saúde, “na certeza de que temos que respeitar a memória e saber cultivar os afetos”. “Estas homenagens são também inspiradoras para os novos profissionais de saúde. Há muitos desafios para o SNS, muitos problemas para resolver, que precisam da nossa coragem e do nosso inconformismo, e esse foi outro traço da personalidade de Manuel Santos Serra. Temos de trabalhar todos os dias na justiça social para melhor servir o povo e incrementar as suas condições de vida”, frisou Marta Temido, antes do descerrar da placa com o novo nome do Centro de Saúde de Albufeira. 


Manuel dos Santos Serra, médico, poeta-escritor, político, faleceu a 29 de novembro de 2018, aos 92 anos. Enquanto médico destacou-se pelas suas qualidades humanas, de altruísmo e ética. Integrou e apoiou instituições de solidariedade social e cultural, entre as quais os Bombeiros Voluntários, dos qual foi fundador, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e o Centro Cultural António Sérgio. Manuel dos Santos Serra participou ativamente na criação do Serviço Nacional de Saúde, sendo um dos seus principais incentivadores na região do Algarve. No concelho de Albufeira foi responsável pela criação do Centro de Saúde, onde foi diretor entre 1975 e 1997, tendo dedicado toda a sua vida à defesa dos valores da Medicina, Cidadania, do Humanismo, da Liberdade e da Democracia.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina