Querença voltou a ser palco, no dia 19 de janeiro, da tradicional Festa das Chouriças em Honra de S. Luís, naquele que é um dos principais eventos gastronómicos do interior algarvio. A festa arrancou na véspera à noite com uma grandiosa Noite de Fados, na Casa do Povo de Querença, em que participaram os fadistas Melissa Simplício, Luís Manhita e Filipa Nobre, acompanhados na guitarra portuguesa por Valentim Filipe e na viola por Tiago Valentim.

No domingo, a partir das 11h e durante a tarde, o visitante pôde degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença. No Largo da Igreja, a animação esteve a cargo do Grupo Coral e Instrumental Costa Azul e não faltou, claro, o habitual e sempre animado leilão de chouriças, no qual o público em geral teve a possibilidade de adquirir a rainha da festa, a chouriça. As celebrações religiosas tiveram início com uma eucaristia na Ermida do Pé da Cruz, presidida pelo Padre Carlos Matos, a que se seguiu a procissão solene com a imagem de S. Luís até à Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Houve ainda um mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região algarvia. Ao final da tarde, as atenções viraram-se para o baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, animado pelo acordeonista Silvino Campos.

A Festa das Chouriças foi promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença, e é um dos mais emblemáticos eventos desta zona serrana do Algarve, aliando a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes. As raízes desta festividade remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão, as famílias ofereciam depois ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Irina Kuptsova

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__233