A Associação In Loco lançou uma campanha de financiamento colaborativo com o propósito de recolher apoio para executar o projeto «100% Local». Sabe quantos quilómetros fez a sua última refeição? Contabiliza-se que, em média, um alimento percorre 2 mil e 400 quilómetros até chegar ao nosso prato, o que implica um elevado impacto ambiental, social e económico. Perante um panorama mundial marcado por um aumento da densidade populacional e da produção industrial de alimentos, a In Loco alerta que se transformaram os padrões atuais de consumo e, consequentemente, foram redefinidas as formas de produção alimentar. Hoje pratica-se maioritariamente uma agricultura de exportação, apostando nas monoculturas intensivas, altamente consumidora de recursos naturais e energéticos, prejudicial para os ecossistemas e, por fim, com impacto negativo na agricultura familiar e nas economias locais.

Esses são alguns dos motivos que mantêm acesa a discussão sobre uma maior autonomia alimentar e a urgência de recuperar as dinâmicas de produção e consumo sustentáveis a uma escala local, temas que continuam em destaque na agenda da Associação In Loco. Na continuidade dessa linha de intervenção surge também o projeto «100% Local, com o objetivo de facilitar o acesso informado e de confiança dos consumidores a produtos alimentares locais, sazonais e de qualidade da região do Algarve. Pretende também distinguir e identificar os produtores locais, criando estruturas que possibilitem a sua aproximação aos consumidores.

O projeto conta com um grande apoio financeiro do No Planet B by AMI, do Instituto Camões e da União Europeia, faltando angariar ainda 10 por cento do valor que permitirá assegurar na íntegra a sua execução, fator que motivou o lançamento da campanha. A verba arrecadada apoiará na organização de mercados de produtores nos concelhos da região, na prossecução de uma campanha de sensibilização que incide na importância de privilegiar os circuitos curtos de produção e consumo e, finalmente, no principal produto diferenciador que será a criação e promoção da aplicação web e mobile «Cá se Fazem» (casefazem.pt). 

Esta última será um dos resultados do projeto que se propôs a criar uma ferramenta tecnológica para acessibilizar a produção local do Algarve. Ali estarão identificados e mapeados os produtores da região, os seus pontos de venda e produção, além de outros locais e iniciativas relacionados, ficando disponível publicamente para utilização gratuita. Descubra tudo sobre a campanha e sobre como poderá contribuir em https://www.gofundme.com/f/100-local.