Um grupo de 26 alunos e 12 professores oriundos do Chipre, Espanha, Grécia, Lituânia e Polónia, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira pelo presidente da autarquia, José Carlos Rolo, e pelo Embaixador da República do Chipre em Lisboa, Andreas Ignatiou, que fez questão de se deslocar a Albufeira para cumprimentar o grupo. A visita surge no âmbito do projeto «Erasmus + Developing key students», promovido pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, que acolheu a comitiva em Albufeira, de 20 a 24 de janeiro. “É com grande satisfação que vos recebo em Albufeira, um concelho que vive essencialmente do turismo e, como tal, sabe receber e ser hospitaleiro. Desejo-vos uma ótima estadia e espero que se lembrem sempre deste paraíso à beira-mar plantado e queiram regressar”, disse José Carlos Rolo, relembrando ainda que o concelho tem cerca de 70 nacionalidades a residir e a trabalhar, “o que faz de Albufeira uma cidade multicultural”.


Depois de ter sido recebido no gabinete de José Carlos Rolo, Andreas Ignatiou dirigiu-se aos estudantes, afirmando que “o mais importante nestes intercâmbios são as relações que se criam e a partilha de experiências entre pessoas de diferentes países e com diferentes vivências”. O Embaixador deu a conhecer que o Chipre tem cidades turísticas muito parecidas a Albufeira, “que atraem pessoas pelo excelente clima e qualidade de vida”.

A acompanhar o grupo esteve a diretora do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, Sérgia Medeiros, que destacou “a importância destes momentos para que os alunos fiquem a perceber como funcionam as cidades, as instituições e o sistema político do nosso país”.