Júlio Pereira, Armindo Vicente e Rui Gingeira

As Misericórdias do Algarve estiveram reunidas, em Albufeira, no dia 25 de janeiro, para procederem à eleição e tomada de posse dos novos Corpos Sociais do Secretariado Regional de Faro para o triénio 2020-2023, que passaram a ser liderados por Armindo Vicente, Provedor da Misericórdia de Vila do Bispo. Rui Gingeira e Júlio Pereira, Secretário da Misericórdia de Monchique e Provedor da Misericórdia de São Brás de Alportel, respetivamente, passam a ser o 1.º e 2.º Secretários.

Patrícia Dias Seromenho

A cerimónia começou com as palavras emocionadas de Patrícia Dias Seromenho, anterior presidente e que vai agora integrar o Conselho Nacional da União das Misericórdias Portuguesas. “É importante darmos continuidade às nossas responsabilidades e ao nosso trabalho e termos a humildade de dizermos que não somos capazes de fazer tudo. Tive uma equipa fantástica e conseguimos realizar muito em prol das Misericórdias do Algarve e do setor social na região, numa articulação estreita, proativa, de conciliação, com todas as entidades, desde a Diocese à Segurança Social. Somos apenas o rosto de 23 Misericórdias do Algarve e tentamos construir de forma positiva para resolver o problema das pessoas”, frisou Patrícia Dias Seromenho.


Sai Patrícia Dias Seromenho, entra Armindo Vicente, que já fazia parte dos corpos sociais anteriores, assim como Rui Gingeira, juntando-se agora ao trio Júlio Pereira. “Espero estar à altura da confiança que me foi depositada, é uma grande responsabilidade, mas quero dar o meu contributo, com a ajuda de todos vós”, afirmou ainda a Provedora da Misericórdia de Albufeira na hora da despedida. “Foi um orgulho e um prazer representar a União das Misericórdias Portuguesas no Algarve, trabalhando com a região e para a região”.  

Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas

Neste momento significativo para as Misericórdias do Algarve marcou presença D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, que deixou a garantia ao novo Secretariado Regional de Faro de que a Diocese do Algarve continuará a ajudar no que lhe for possível na sua nobre missão. “Quanto mais e melhor conheço as Misericórdias do Algarve, mais aprecio e respeito o vosso serviço. Há tanto bem que se semeia diariamente neste nosso Algarve que não devemos perder tempo com «nuvens passageiras» que só perturbam e escondem este bem. Podeis contar comigo para aquilo que esteja ao meu alcance”, assumiu D. Manuel Neto Quintas.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira

Ao ato não faltou igualmente José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “porque o sentido de reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelas Misericórdias é fundamental”. “A sociedade tem que perceber que elas desempenham um papel imprescindível. Se um clube desportivo acabar amanhã, daí não advém grande mal ao mundo, mas o mesmo não aconteceria no caso das Misericórdias. E ainda bem que existem pessoas com vontade para lhes dar o seu tempo, de forma empenhada e dedicada”, enalteceu o edil albufeirense, assegurando que a autarquia que lidera manterá também o seu apoio a esta causa. “No fundo, todos estamos imbuídos da mesma missão, do mesmo princípio, ajudar os outros. A forma de atingir esses objetivos é que poderá ser diferente”, acrescentou José Carlos Rolo.

Armindo Vicente
Feito o juramento e assinada a ata por Armindo Vicente, Rui Gingeira e Júlio Pereira, usou da palavra o novo presidente do Secretariado Regional de Faro da União das Misericórdias Portuguesas, que recordou as lições do seu antigo professor no curso de Teologia, o Padre Manuel Maria Madureira, da Diocese de Évora: “«Quando as premissas são falsas, as conclusões nunca são verdadeiras». Estou aqui para trabalhar e para servir. Não tenho ambições políticas, aliás, sou vereador da Câmara Municipal de Vila do Bispo e dispensei os meus pelouros para me dedicar exclusivamente à Misericórdia, e com um grande prejuízo mensal”, referiu, antes de lembrar outras palavras, desta feita do Papa Francisco, que disse que «agradecer é a melhor forma de mudar o mundo». “Patrícia, foi um gosto trabalhar contigo, aprendi imenso. A nossa união fez a diferença e a nossa representação perante a tutela foi bastante marcante. Vou tentar estar a esse nível e dar continuidade ao trabalho realizado”, afirmou.


Elogios endereçou igualmente Armindo Vicente a Rui Gingeira, “uma pessoa muito valorosa e com um trabalho fantástico em Alcantarilha e Monchique que nem sempre é reconhecido, por estar normalmente na sombra”. Amizade de longa data tem entretanto com Júlio Pereira, de São Brás de Alportel, duas misericórdias que possuem as mesmas respostas sociais e semelhante número de funcionários. “Temos uma grande missão pela frente e acredito que vamos estar à altura dela, contando com a ajuda de todas as Misericórdias. Em Vila do Bispo, em quatro anos quase que duplicamos a Santa Casa da Misericórdia, em número de funcionários, de pessoas apoiadas e de orçamento, e isso deve-se também ao Bispo do Algarve, que na altura certa nos deu confiança. Quanto aos Municípios, eles são, em muitos dos concelhos do Algarve, parceiros fundamentais no apoio às Misericórdias na sua ação do dia-a-dia. E não esqueço que foi essencial a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira para se realizar neste concelho, em 2019, o Congresso Nacional das Misericórdias”, destacou Armindo Vicente. “Estarei sempre disponível para ajudar todas as Misericórdias do Algarve, para dar o melhor de mim em função das vossas necessidades. Quando não souber, peço ajuda. Quando não conseguir fazer alguma coisa, peço à União ou a quem nos possa ajudar, porque terá que haver sempre uma resposta”, concluiu. 
 
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina