Em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, a Fundação «la Caixa» e o BPI apresentam, no dia 15 de fevereiro, pelas 16h, no Teatro Municipal de Portimão, o espetáculo infantil «Acaba a Sopa!», uma oportunidade para os mais novos e suas famílias assistirem ao vivo ao processo de criação musical através de ritmos e melodias.

Com guião e direção artística de Anna Llopart e direção musical de Josep Maria Guix, o espetáculo apresenta Muriel, uma menina que tem dificuldade em terminar a sopa. Enquanto Muriel vai comendo, o público poderá assistir, através da sua imaginação, a peças de épocas e estilos muito diferentes que vão desde uma melodia medieval de Guillaume de Mauchaut, até à música minimalista de Steve Reich e Philip Glass, passando por compositores do século passado, como Shostakóvich e Eisler, ou a música dos Beatles.

Todos estes compositores partem dos mesmos ingredientes, as sete notas musicais, mas cada um elabora as melodias e os ritmos à sua maneira, criando a sua própria receita para «cozinhar as suas músicas». Assim, o concerto combina essas propostas musicais remotas no tempo e no estilo que ajudarão o público a ver como os compositores encontraram uma maneira de criar uma melodia, fazer um acompanhamento ou encontrar novas cores instrumentais. 

Como complemento didático, a Fundação «la Caixa» preparou um dossier que facilita a compreensão dos alunos da música interpretada. Este material de suporte propõe o uso de ferramentas online que a Internet coloca à disposição para criar e experimentar músicas e ideias em sala de aula e poderão ser utilizados pelos cerca de 800 alunos do ensino primário do concelho que, no dia anterior, assistirão, de forma gratuita, às duas sessões destinadas a este público.

Os bilhetes custam 3,50 euros e estão à venda online em tempo.bol.pt, na bilheteira do TEMPO, que está aberta, de terça a sábado, entre as 13h e as 17h30, e nas noites do espetáculo até ao seu início e ainda nos locais habituais aderentes da BOL.