A partir desta semana, as escolas terão ao seu dispor uma «brigada» de apoio, constituída por professores das equipas regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, por embaixadores do E-twinning e Laboratórios de Aprendizagem, por embaixadores do Programa de Educação Estética e Artística e pelos coordenadores interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares. Num momento em que, por conta do surto epidemiológico que o país atravessa, é imperativa a adaptação do processo de ensino-aprendizagem, esta equipa tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

A brigada «estamos on com as escolas», composta por mais de uma centena de profissionais, terá ainda como papel - dadas as áreas de especialidade dos professores que as integram (literacia, tecnologia, currículo) - constituir-se como apoio especializado em algumas necessidades identificadas pelas escolas, possibilitar uma harmonização de tarefas e procedimento, e garantir que as redes de escolas já constituídas se mantêm ativas. Este trabalho é essencial para que as escolas se sintam ainda mais apoiadas, complementando o trabalho que também as Associações de Professores ou Sociedades Científicas estão a fazer, em parceria com a Direção-Geral da Educação, disponibilizando na página https://apoioescolas.dge.mec.pt/ recursos educativos e formação a distância.

Também no dia 23 de março é lançado um instrumento de apoio aos diretores das escolas públicas e privadas, que permite uma resposta mais ágil e centralizada. Este instrumento de contacto com os diretores está disponível em https://www.dgeste.mec.pt/apoio-diretores-estamos-on/. Ambas as ferramentas (site de apoio às escolas e instrumento de apoio aos diretores) apresentam conjuntos de perguntas e respostas mais frequentes que esclarecem vários tópicos e questões que são colocados diariamente pelas escolas, as quais estão em permanente atualização.