Portugal integra a União Europeia desde 1986 e o Centro de Informação Europe Direct Algarve pretende saber o que mudou, onde estão as marcas desta Europa no nosso território, na obra feita, na gente, quais as suas consequências e sinais. Para tal, lançou um concurso de fotografia que é um convite de (re)descoberta daquilo que pensamos conhecer, encorajando um olhar ativo e participativo para as variadas formas em que a União Europeia se encontra presente no Algarve.

Desde a adesão de Portugal à União Europeia, há 34 anos, que os investimentos realizados no Algarve permitiram aumentar a qualidade de vida dos algarvios e aceder a diversos equipamentos, infraestruturas e empregos. O concurso procura também afirmar a presença do CIED online, nomeadamente através da rede social Instagram, procurando igualmente construir uma base de dados fotográfica que poderá ser utilizada para a propagação/manutenção da sua presença online, uma prática conhecida também por «user generated contente». O aumento do número de seguidores do CIED também será relevante para o propósito deste concurso.

Finalmente, o concurso enquadra-se na Política de Coesão, principal política de investimento da União Europeia, estando direcionada para todas as regiões e cidades com vista a apoiar a criação de emprego, a competitividade empresarial, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O desafio está, pois, lançado a todos os maiores de idade que participem no concurso de fotografia #ALGARVEisEU. Para tal, há que seguir a conta do Europe Direct Algarve no Instagram, publicar numa conta pública de IG a/as fotos e «taggar» o IG do Europe Direct Algarve e, na descrição, incluir as hashtags #AlgarveIsEU e #EUinmyregion.

A organização procura fotografias que revelem a presença da Europa no Algarve e, numa primeira fase, de 4 de maio a 31 de julho, espera-se que as pessoas #fiquememcasa e procurem nos arquivos alguma fotografia que possa servir ou que alarguem o olhar a partir da janela, da varanda ou do terraço. O júri do concurso é composto por membros da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, A|NAFA – Associação e Núcleo Amigos Fotógrafos do Algarve, ETIC_Algarve – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve, Associação Quarto Escuro e FNAC Faro.