A partir do dia 31 de maio, a NAU Hotels & Resorts começa a reabrir as suas unidades, sendo que, até 27 de junho, todas as sete unidades hoteleiras do grupo estarão em pleno funcionamento. Na preparação para as reaberturas e com o objetivo de garantir todas as medidas de segurança sanitária para clientes e colaboradores, o grupo tem já certificadas com o selo «Clean & Safe» todas as suas 10 unidades e criou ainda um protocolo operacional pós Covid-19 onde agrega medidas e boas práticas a seguir nas unidades e campos de golfe.

O primeiro passo para receber os clientes foi dado com a certificação das unidades Palácio do Governador, Lago Montargil & Villas, São Rafael Suites, São Rafael Atlântico, Salgados Dunas Suites, Salgados Palace, Salgados Palm Village, Salgados Vila das Lagoas, Morgado Golf & Country Club e Salema Beach Village, como Estabelecimentos Saudáveis & Seguros, através da atribuição do selo «Clean & Safe». Esta certificação, emitida pelo Turismo de Portugal, reconhece que os estabelecimentos cumprem as orientações de informação, higiene e segurança indicadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, de forma a minimizar os riscos de exposição ao Covid-19, tanto por parte de hóspedes e clientes, como de colaboradores.


Adicionalmente, o grupo criou um Protocolo Operacional Pós Covid 19 com o objetivo de sistematizar boas práticas e regras sanitárias e de funcionamento relativas a unidades de alojamento, espaços públicos, restaurantes, bares, piscinas, espaços comuns, elevadores, salas, entretenimento, transportes, assim como zonas de serviço, de armazenagens diversas, e de pessoal dos hotéis e campos de golfe. Este documento inclui ainda protocolos de relação com clientes, normas de formação de Recursos Humanos e relação com colaboradores, protocolos de entretenimento e animação para adultos, jovens e crianças, sem esquecer as ferramentas de sinalização e informação nas unidades. O Protocolo Operacional Pós Covid 19 engloba as recomendações e melhores práticas que têm vindo a ser difundidas pela Organização Mundial de Saúde, Direção Geral de Saúde, União Europeia, associações empresariais, cadeias hoteleiras internacionais, e outras organizações.


No 31 de maio, as unidades NAU São Rafael Atlântico e NAU Salgados Dunas Suites serão as primeiras a reabrir e, logo no dia 1 de junho, reabrem também os apartamentos NAU Salgados Vila das Lagoas e as moradias turísticas NAU Salema Beach Village, todas elas situadas no Algarve. Ainda no primeiro dia de junho, a unidade NAU Lago Montargil & Vilas, localizada no Alentejo, estará igualmente operacional para receber hóspedes e visitantes. O NAU Salgados Palm Village, localizado na Herdade dos Salgados, tem data de reabertura prevista para dia 5 de junho. O NAU Salgados Palace está previsto reabrir no dia 27 de junho.

Previamente a cada reabertura terão lugar ações de limpeza, higienização e desinfeção profundas em todas as unidades. Após cada estadia será aplicada uma quarentena de 24 horas a cada quarto, suite ou apartamento, e um processo de desinfeção profundo até este voltar a ser ocupado. Desta forma, qualquer estadia, curta ou longa, dará sempre origem a um bloqueio por uma noite da unidade de alojamento. Com o objetivo de favorecer distanciamento social em áreas públicas, na restauração, em piscinas, e noutras infraestruturas, as unidades NAU Hotels & Resorts limitarão a ocupação até um máximo de 2/3 a 3/4 das capacidades, de acordo com as caraterísticas dos hotéis – espaços interiores e exteriores, número de piscinas disponíveis, etc.