A Associação 289 reabriu as suas portas, no dia 13 de junho, com a exposição coletiva «Regresso ao Futuro», por acreditar que, “depois do período de confinamento forçado e de alguma incerteza ainda presente na crise pandémica que vivemos, temos de prosseguir o caminho da criatividade, do conhecimento e da cultura”. “Se a saúde pública e a vida em sociedade ainda provocam alguma angústia em relação ao futuro, queremos, enquanto associação de artistas, afirmar a arte como construção de uma sociedade mais humanista e prosseguir a nossa atividade de divulgação artística. Apesar desta parcial paralisia social, a criatividade nos ateliers dos artistas não parou, temos novas obras no domínio das artes visuais para apresentar e precisamos de voltar ao contacto com o público, porque é nesse encontro que acontece a cultura e criamos futuro”, explica a direção da associação.

A 289 reativou, deste modo, a vertente expositiva do Solar das Pontes de Marchil, situado à entrada da cidade de Faro, para regressar ao diálogo com a sociedade e para voltar a percorrer o caminho interventivo da arte contemporânea. “Para tal, decidimos realizar uma exposição coletiva com um número alargado de artistas sediados na região algarvia e alguns convidados nacionais, de forma a afirmarmos vibrantemente o entusiasmo de viver a experiência da criatividade artística como festa e vanguarda da cultura”, indicam os responsáveis pela associação, que, devido às questões de saúde pública decorrentes da pandemia, reformulou as suas atividades no que toca à frequência do público, de modo a cumprir com as diretivas das autoridades de saúde e para que artistas e público possam usufruir do espaço e da exposição em segurança.

Assim sendo, o uso de máscara e higienização das mãos serão obrigatórios, havendo gel desinfetante para as mãos à entrada do espaço. A exposição estará patente ao público até 26 de julho, de sexta-feira a domingo, das 15h às 19h. Participam os artistas A. Pedro Correia, Ana André, Ana Rostron, André Sancho, Andreia Rafael, Angelo Gonçalves, BASAP, Bertílio Martins, Black Mendes, Bruno Grilo, Christine Henry, Corpo Atelier, Dina Palma Dias, Edgar Massul, Fernando Amaro, Fernando Brazão, GAT.UNO, Gustavo Jesus, Hélder de Sousa, Isabel Baraona, Joana R. Sá, João Ferreira, João Timóteo, Jorge Mestre Simão, Jorge Pereira, José Jesus, Leandro Marcos, Luiza Schaefer, Mafalda Santos, Manuel Baptista, Margarida Soares, Maria José Oliveira, Marta Pedroso, Miguel Cheta, Miguel Neto, Milita Doré, Patrícia Garrido, Patrícia Serrão, Paulo Serra, Pedro Cabral Santo, Pedro Cabrita Reis, Raymond Dumas, Régis Vincent, Rodrigo Rosa, RoMP, Rúben Gonçalves, Rui Sanches, Ruy Otero, Susana de Medeiros, Susana Gaudêncio, Tânia Simões, Teresa Segurado Pavão, Tiago Batista, Vasco Marum Nascimento, Vasco Vidigal, Vilma Correia e Xana.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__253