A Tivoli Hotels & Resorts vai abrir todos os hotéis da marca no Algarve durante o mês de junho. O Tivoli Marina Vilamoura é o primeiro a reabrir, no dia 8, seguido pelo Tivoli Carvoeiro, Tivoli Marina Portimão e Tivoli Lagos, no dia 15. Para garantir a segurança, quer de clientes, quer de colaboradores, a marca redefiniu a experiência do cliente com base no programa «Feel Safe at Tivoli», que vem complementar as medidas já executadas no âmbito do selo do Turismo de Portugal, «Safe & Clean», atribuído a todos os hotéis da marca.

O programa «Feel Safe at Tivoli» reviu todas as operações da empresa e está organizado em torno de 10 linhas de ação, que respondem às necessidades dos clientes na nova realidade social trazida pela pandemia de Covid-19. Com a adaptação dos serviços desde a chegada, passando pelos quartos, restauração e atividades de lazer; com o reforço dos processos de limpeza e desinfeção, de comunicação e serviços digitais; com a reorganização de layout’s para garantir o distanciamento físico até ao controlo da purificação do ar e da água, o plano de medidas abrange todos os aspetos que permitirão aos hotéis reabrir com garantia máxima de segurança para clientes e colaboradores.

Com o objetivo de minimizar as interações entre as pessoas e o contacto com superfícies, a Tivoli vai disponibilizar uma aplicação móvel através da qual os hóspedes podem aceder a todas as informações e serviços dos hotéis, incluindo marcações de restaurantes, ginásio ou spa. Foram redefinidos os protocolos de higiene e limpeza em todos os hotéis, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais, tendo sido posteriormente revistos e adaptados à nova realidade pela SGS. Desta forma, serão implementados robustos procedimentos de reforço de higienização tanto nos quartos e áreas comuns, como no lobby, receção e restaurantes, bem como em cozinhas e áreas de colaboradores. Estas medidas estendem-se também aos processos de lavandaria. No caso específico dos quartos, após completa higienização, serão selados individualmente e o selo só será rasgado com a entrada de um novo cliente.

A área de Alimentação e Bebidas passou por uma redefinição da oferta de serviços de restauração no que diz respeito ao serviço à carta, aos buffets, ao room service e ao minibar. Todos os fornecedores terão de cumprir um processo de entrega com rigorosos protocolos de controle. Estas novas medidas serão implementadas ao longo de todo o processo, desde a logística e receção de mercadorias até à preparação e entrega do serviço.
Os espaços comuns do hotel foram cuidadosamente reorganizados em termos de lotação e de mobiliário, de forma a evitar a concentração de pessoas e a proximidade entre elas, garantindo o distanciamento físico. Estará disponível sinalização de segurança nas áreas públicas, como receção, elevadores, restaurantes ou áreas de lazer.

A Tivoli acompanha também permanentemente as recomendações das autoridades de saúde, de forma a disponibilizar aos seus colaboradores o mais adequado equipamento de proteção individual. Todos os funcionários vão usar máscara e luvas, terão acesso a gel desinfetante e o contacto direto será minimizado. Todas estas medidas serão precedidas de um plano de formação abrangente. Todos os hotéis serão igualmente alvo de um rigoroso processo de preparação e desinfeção dos sistemas de purificação do ar e da água antes da abertura. Os protocolos de manutenção preventiva também foram reforçados e os serviços técnicos vão aumentar a frequência das inspeções e do controle da desinfeção da água, de forma a garantir a qualidade da água nas piscinas.

Em conformidade com todos os requisitos legais necessários e para proteger a saúde de todos, os colaboradores da Tivoli vão ter formação permanente em procedimentos de saúde. Serão cumpridos protocolos diários de verificação do estado de saúde da equipa do hotel. Além disso, serão implementados protocolos de deteção precoce e planos de ação no caso de um cliente ser considerado um paciente. Cada hotel terá um profissional altamente qualificado ao nível da higiene e segurança, responsável por liderar a implementação dos protocolos, garantir a formação dos colaboradores e promover o comportamento ambientalmente responsável no uso de recursos. Entretanto, numa parceria entre o NH Hotel Group e a SGS, foram redefinidos os protocolos de higiene e segurança aplicáveis às operações dos hotéis, para garantir que são ambientes limpos e seguros.