A Tivoli Hotels & Resorts vai abrir todos os hotéis da marca
no Algarve durante o mês de junho. O Tivoli Marina Vilamoura é o primeiro a reabrir,
no dia 8, seguido pelo Tivoli Carvoeiro, Tivoli Marina Portimão e Tivoli Lagos,
no dia 15. Para garantir a segurança, quer de clientes, quer de colaboradores,
a marca redefiniu a experiência do cliente com base no programa «Feel Safe at
Tivoli», que vem complementar as medidas já executadas no âmbito do selo do
Turismo de Portugal, «Safe & Clean», atribuído a todos os hotéis da marca.
O programa «Feel Safe at Tivoli» reviu todas as operações da
empresa e está organizado em torno de 10 linhas de ação,
que respondem às necessidades dos clientes na nova realidade social trazida
pela pandemia de Covid-19. Com a adaptação dos serviços desde a chegada,
passando pelos quartos, restauração e atividades de lazer; com o reforço dos
processos de limpeza e desinfeção, de comunicação e serviços digitais; com a reorganização
de layout’s para garantir o distanciamento físico até ao controlo da
purificação do ar e da água, o plano de medidas abrange todos os aspetos que
permitirão aos hotéis reabrir com garantia máxima de segurança para clientes e
colaboradores.
Com o objetivo de minimizar as interações entre as pessoas e o
contacto com superfícies, a Tivoli vai disponibilizar uma aplicação móvel
através da qual os hóspedes podem aceder a todas as informações e serviços dos
hotéis, incluindo marcações de restaurantes, ginásio ou spa. Foram
redefinidos os protocolos de higiene e limpeza em todos os hotéis, de acordo
com as diretrizes nacionais e internacionais, tendo sido posteriormente
revistos e adaptados à nova realidade pela SGS. Desta forma, serão
implementados robustos procedimentos de reforço de higienização tanto nos
quartos e áreas comuns, como no lobby, receção e restaurantes, bem como em
cozinhas e áreas de colaboradores. Estas medidas estendem-se também aos
processos de lavandaria. No caso específico dos quartos, após completa
higienização, serão selados individualmente e o selo só será rasgado com a
entrada de um novo cliente.
A área de Alimentação e Bebidas passou por uma redefinição da
oferta de serviços de restauração no que diz respeito ao serviço à carta, aos
buffets, ao room service e ao minibar. Todos os fornecedores terão de cumprir
um processo de entrega com rigorosos protocolos de controle. Estas novas
medidas serão implementadas ao longo de todo o processo, desde a logística e
receção de mercadorias até à preparação e entrega do serviço.
Os espaços comuns do hotel foram cuidadosamente reorganizados em
termos de lotação e de mobiliário, de forma a evitar a concentração de pessoas
e a proximidade entre elas, garantindo o distanciamento físico. Estará
disponível sinalização de segurança nas áreas públicas, como receção,
elevadores, restaurantes ou áreas de lazer.
A Tivoli acompanha também permanentemente as recomendações das
autoridades de saúde, de forma a disponibilizar aos seus colaboradores o mais
adequado equipamento de proteção individual. Todos os funcionários vão usar
máscara e luvas, terão acesso a gel desinfetante e o contacto direto será
minimizado. Todas estas medidas serão precedidas de um plano de formação
abrangente. Todos os hotéis serão igualmente alvo de um rigoroso processo de
preparação e desinfeção dos sistemas de purificação do ar e da água antes da
abertura. Os protocolos de manutenção preventiva também foram reforçados e os serviços
técnicos vão aumentar a frequência das inspeções e do controle da desinfeção da
água, de forma a garantir a qualidade da água nas piscinas.
Em conformidade com todos os requisitos legais necessários e para
proteger a saúde de todos, os colaboradores da Tivoli vão ter formação permanente
em procedimentos de saúde. Serão cumpridos protocolos diários de verificação do
estado de saúde da equipa do hotel. Além disso, serão implementados protocolos
de deteção precoce e planos de ação no caso de um cliente ser considerado um
paciente. Cada hotel terá um profissional altamente qualificado ao nível da
higiene e segurança, responsável por liderar a implementação dos protocolos,
garantir a formação dos colaboradores e promover o comportamento ambientalmente
responsável no uso de recursos. Entretanto, numa parceria entre o NH Hotel
Group e a SGS, foram redefinidos os protocolos de higiene e segurança
aplicáveis às operações dos hotéis, para garantir que são ambientes limpos e
seguros.