O Município de Albufeira acionou, em parceria com a ANSA – Associação de Nadadores de Albufeira, um mecanismo que integra Nadadores-Salvadores e dois meios complementares, nomeadamente, uma viatura 4x4 e uma embarcação, ambas homologadas pelo ISN – Instituto de Socorro a Náufragos. A embarcação pertence aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, decorrente de uma comparticipação feita pelo Município há cerca de dois anos, e ambos os veículos estão operacionais desde o dia 1 de julho para vigiar, socorrer e sensibilizar banhistas em áreas não concessionadas.

Para estas ações, o Município de Albufeira assinou um protocolo com a ANSA, compreendendo o período de 1 de julho a 30 de setembro, uma medida extraordinária com o intuito de minimizar os impactos em matéria de segurança balnear e segurança pública. Refira-se que a condução da viatura 4X4 é efetuada por um nadador-salvador devidamente certificado pelo ISN, com o módulo de condução de viaturas 4X4 e carta averbada no IMTT para condução de veículos de emergência. A viatura está dotada de equipamento de oxigenoterapia, sistema de comunicações e rádio com alta voz para comunicar à distância. A embarcação é tripulada também por um nadador-salvador com módulo de condução de embarcações de pequeno porte.


Segundo o vereador responsável, Rogério Neto, esta missão garante o cumprimento do Decreto-Lei n.º 24/2020, quanto ao acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos no contexto de pandemia da doença COVID-19, para a época balnear de 2020. “Os Nadadores-Salvadores estão habilitados, inclusivamente com funções de pedagogia, para assegurar o cumprimento do distanciamento físico e social, bem como na utilização dos EPIs”, indicou o vereador, com José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a acrescentar que “estão criadas as bases para um projeto que se pretende mais alargado, de forma a responder à atividade que se regista ao longo de todo o ano no concelho de Albufeira”. “O Município de Albufeira garante uma boa assistência a todas as praias do concelho, mediante a utilização de comunicações e equipamentos de salvamento aquático, para além de um reforço de patrulhamento e de sensibilização das boas práticas para o uso balnear nas praias de Albufeira”, sublinhou o edil. Entretanto, foi já definido um número de emergência em contexto balnear, designadamente o 915 951 936.