A Algar recolheu 660 toneladas de resíduos de embalagens recicláveis nas escolas do Algarve, através do concurso «Separa e Ganha», promovido ao abrigo do projeto ECOVALOR, no qual participaram 117 escolas e uma população escolar de 42 mil e 593 alunos. O concurso consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão do mesmo município, que visa aumentar as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos e sensibilizar a comunidade escolar para a correta utilização dos Ecopontos.


O «Separa e Ganha» decorreu de outubro de 2019 até maio de 2020 e, durante esse período, as escolas participantes separaram e depositaram nos ecopontos 230 mil e 574 quilos de embalagens de vidro, 246 mil e 315 quilos de embalagens de papel/cartão e 183 mil e 45 quilos de embalagens de plástico/metal. A Algar irá agora atribuir os prémios aos estabelecimentos de ensino que conseguiram atingir o mínimo de uma tonelada de plástico/metal e/ou uma tonelada de papel/cartão e/ou uma tonelada de vidro, durante o ano letivo 2019/20. Algumas escolas também separaram resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, tendo-se recolhido um total de 6 mil e 863 quilos, pelo que receberão uma bonificação extra.

No âmbito do projeto, a Algar disponibilizou equipamentos para a deposição seletiva, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exterior do recinto escolar, bem como formação a toda a comunidade escolar. Devido ao enorme sucesso desta segunda edição do concurso, a iniciativa vai manter-se no próximo ano letivo e a empresa já começou a receber inscrições de escolas que manifestaram interesse em antecipar o envio da sua candidatura, preenchendo o formulário de adesão para garantir o seu lugar. Toda a informação sobre o concurso está disponível em www.algar.com.pt.