A Câmara Municipal de Aljezur aprovou um conjunto de medidas, face à pandemia da covid-19, entre as quais o Eixo III – Medidas de apoio à economia. De acordo com a publicação do Decreto-Lei 24/2020 de 25 de maio, que veio implementar e regrar o regime excecional e temporário acerca da ocupação e utilização das praias para a época balnear do verão 2020, fica claro que se encontra presente uma nova realidade que condiciona fortemente a utilização da praia pelos veraneantes, bem como inclui um conjunto de medidas adicionais que representam um acréscimo de responsabilidade, de preocupações e ações, que ficam na dependência dos operadores no espaço praia. A isto acrescem, segundo o executivo camarário, “dúvidas sobre a estabilidade económica e dinâmica empresarial, que não pode condicionar ou sequer enfraquecer a segurança, vigilância e socorro daqueles que nos visitam e nos irão procurar no Verão”.


“A vida humana em toda a sua dimensão, a segurança e, sobretudo, um forte sentimento de confiança que o Município de Aljezur tem vindo a transmitir, tem de permanecer forte e inabalável. Desta feita importa garantir que as praias do Concelho de Aljezur, apesar das diversas fragilidades e dúvidas causadas pelo covid-19, apresentem uma forte confiança e segurança. Aliás, todo o trabalho efetuado neste contexto, ao longo dos últimos anos, na afirmação do destino turístico de excelência e na sua valorização contínua, obriga a um reforço da afirmação da qualidade da oferta, da confiança do utente e consumidor, de modo a dinamizar a e reforçar a economia local”, entendem os responsáveis autárquicos. Por isso, no âmbito das medidas de apoio à economia, foi aprovada a atribuição aos concessionários das Praia do Concelho de Aljezur, que tenham a responsabilidade de assegurar, ao nível de cada praia, o dispositivo de vigilância e socorro, no valor de 50 por cento do valor total do encargo com o vencimento dos nadadores salvadores, até ao limite máximo de novecentos euros, que façam parte do efetivo do sistema de vigilância e socorro da praia da qual sejam titulares, até ao máximo de três. O apoio será concedido para o período da época balnear, compreendido entre 6 de junho e 30 de setembro do corrente ano.

No pacote de apoio inclui-se ainda a aquisição/contratação de serviços de vigilância e socorro para reforço do contingente em praias de uso balnear e em praias que face à atual situação de pandemia, será expectável que apresentem menor pressão e por serem praias consideradas mais «tranquilas» e que apresentam uma acessibilidade aceitável, venham a ser alvo de maior procura. Engloba igualmente a aquisição de material e equipamento para implementação dos postos de vigilância e socorro, para implementação dos mesmos ou para empréstimo para complemento, assim como a aquisição de roupa identificativa para equipas de assistentes de praia a serem constituídas com o objetivo de sensibilizar utentes de praia e esclarecer sobre regras de higiene, segurança e informação sobre o estado de ocupação da praia e utilização da mesma com aconselhamentos orientadores. “Esta é uma medida universal, para as praias do concelho, que são o grande suporte e procura do turismo no nosso concelho, prevendo-se um esforço financeiro de cerca de 125 mil euros, que contribuirão para mais segurança, mais confiança e também uma medida para ajudar e impulsionar a economia local”, justifica o executivo liderado por José Gonçalves.

O Município de Aljezur disponibilizou-se ainda para receber militares da marinha, quatro fuzileiros, que estão, desde 1 de junho, no concelho, reforçando a segurança nas praias, em ações de sensibilização e aconselhamento a comportamentos de risco, neta costa extensa. Esta iniciativa conjunta com a Autoridade Marítima, onde a autarquia garante o alojamento, enquadra-se numa ação mais alargada por todo o Algarve e tendo uma ação de fiscalização e sensibilização, aos utentes das praias do concelho, desde a Praia do Amado até à Praia de Odeceixe.