O Portugal Masters de 2020, originalmente calendarizado para outubro, irá realizar-se de 10 a 13 de setembro, no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura. O mais importante torneio de golfe português integra o calendário retificativo da Corrida para o Dubai (Europan Tour), naquela secção posterior a uma série de seis eventos no Reino Unido.

O regresso à competição no European Tour, após a suspensão decretada a 8 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, será efetuado com dois eventos consecutivos na Áustria – o Austrian Open e o Euram Bank Open –, e prosseguirá com seis torneios do UK Swing (em Inglaterra e País de Gales), antes de regressar à Europa Continental. O Portugal Masters seguirá o programa do European Tour designado por Estratégia de Saúde, desenvolvido pelo Diretor do Departamento Médico (Chief Medial Officer), Andrew Murray, resultante de um trabalho exaustivo junto dos consultores de saúde Cingnpost, e ainda com a colaboração das autoridades de saúde dos 30 países por onde passa o European Tour.


A 14.ª edição do torneio português integra também a nova iniciativa «Golf for Good», cujo objetivo consiste em apoiar as comunidades que acolhem etapas do European Tour, homenageando os verdadeiros heróis, como aqueles que trabalham na linha da frente, e ainda pugnando pela promoção dos benefícios da prática do golfe. “Devo agradecer ao Dom Pedro Hotels & Golf Collection e ao Turismo de Portugal pelos seus apoios, que permitiram a recalendarização do Portugal Masters para setembro”, referiu Peter Adams, o Diretor de Campeonato do Portugal Masters. Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, lembrou que Portugal se tem vindo a afirmar como um incontornável destino de golfe, o que se deve, sobretudo, à qualidade e diversidade da oferta de campos em todo o país. “O reconhecimento internacional concretiza-se nos inúmeros prémios e distinções que temos vindo a conquistar, assumindo uma especial relevância a confiança que no país deposita no European Tour. Nos últimos 13 anos, Portugal tem sido o anfitrião de um dos seus mais importantes torneios, o Portugal Masters”, destacou o presidente do Turismo de Portugal, acrescentando que “acolher esta reputada competição, de projeção mundial, confirma, não só que Portugal possui excelentes condições para a prática do golfe, mas também a capacidade e profissionalismo na organização de eventos da modalidade”.


Vilamoura é um dos centros do golfe mundial, com cinco campos de elite e desde a primeira edição do Portugal Masters que o palco tem sido o prestigiado percurso desenhado pelo mítico Arnold Palmer no Algarve. E Miguel Franco de Sousa, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, confirma que “eventos como este são cruciais para Portugal nestes períodos difíceis”. “Temos de estar todos totalmente comprometidos com a recuperação rápida do turismo de golfe no país e o Portugal Masters desempenha um papel fundamental, ao estabelecer Portugal como um dos mais importantes destinos turísticos de golfe do Mundo”, asseverou o dirigente.