O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou, a convite da Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, num jantar, na praia de Monte Gordo, no dia 6 de julho, com o objetivo de impulsionar o turismo na região durante o Verão e de promover o Algarve como um destino seguro e atrativo. O convite foi estendido pelo Presidente da República aos 16 autarcas algarvios e representantes do turismo e hotelaria, que também marcaram presença na iniciativa e apontaram estratégias para o futuro.


Durante o evento, o Chefe de Estado comprometeu-se a regressar à região, várias vezes, durante as próximas semanas, e deixou o compromisso de apelar aos portugueses para que passem férias no sul de Portugal. Numa visita ao passadiço da praia de Monte Gordo, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com o Reino Unido. Para Conceição Cabrita, este encontro teve como objetivo principal “deixar a mensagem de que a região é um destino seguro e está pronta para receber, com condições de segurança, todos os que já escolheram ou ainda vão escolher o Algarve como destino de férias”. “Tenho a certeza de que os municípios do Algarve estão à altura de responder a este desafio, pelo que teremos o maior prazer em receber todos os portugueses de braços abertos. A melhor forma de contornarmos os efeitos negativos da Covid-19 na economia da região é escolher o Algarve como destino de férias”, reforçou a autarca.


Para Conceição Cabrita, a recente abertura da fronteira com a vizinha Espanha representou “um sinal muito positivo”, em especial para o concelho de Vila Real de Santo António, dada a sua proximidade com a Andaluzia, mas alertou o Presidente da República de que “é necessário estabilizar o corredor aéreo com a região e voltar a trazer ao Algarve o mercado turístico internacional, sobretudo Europeu, que é também um dos motores da economia da região”. Além dos autarcas algarvios, o encontro com o Presidente da República contou com a presença do presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, e do presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.