O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em São Brás de Alportel, no dia 25 de setembro, no âmbito das visitas que tem realizado ao Algarve, desde junho, para apoiar uma região que foi particularmente afetada pela crise provocada pela pandemia da covid-19. Jantar com os vários Presidentes de Câmara Municipal do Algarve e ficar alojado em todos os concelhos foi o plano traçado no início do Verão e São Brás de Alportel foi o 14.º destino deste roteiro.
Numa tarde verdadeira frenética, Marcelo Rebelo de Sousa começou o programa com uma ida à inovadora Fábrica Museu da «Ferox», de onde saem pranchas de surf para praticamente todos os mares do mundo e que recentemente começou a produzir pranchas para praticantes de surf adaptado, dando seguimento a uma ideia do surfista profissional algarvio Alex Botelho. O Chefe de Estado conversou longamente com o proprietário Otávio Lourenço para se inteirar de todo o processo de criação das pranchas de surf, foi surpreendido por um grupo de ciclistas que percorreu a EN 2 desde Chaves e saiu da fábrica com uma prenda bastante especial, uma prancha personalizada com o seu nome e que prometeu usar na Praia de Carcavelos.
Seguiu-se uma visita bastante emocionada à Santa Casa da Misericórdia e uma paragem na Doçaria Ti Marquinhas, antes de ficar a conhecer a Casa Memória da EN2, onde inaugurou o Mapa Ilustrado Suspenso. No final, houve lugar a uma receção no edifício dos Paços do Concelho, para a qual foram convidados todos os elementos do executivo municipal, os Presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia e representantes de diversas entidades locais. O Presidente da República percorreu ainda o troço central da Avenida da Liberdade, onde está a ser ampliada a Rede de Passeios Acessíveis, e o troço sul, recentemente reabilitado, contatando com os comerciantes locais e a população. "A visita ultrapassou todas as expectativas, porque foi bastante completa e com um significado muito profundo. Mostrou que, no meio da crise…das crises… se aposta no futuro. Também se notou uma grande preocupação em fazê-lo próximo das pessoas e eu gosto muito disso. Acho que a tarefa de quem tem responsabilidades cívicas é estar próximo das pessoas e isso, ou há, ou não há”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa, antes de rumar ao jantar que teve com os autarcas algarvios.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina