O mercado alemão está a dar sinais muito positivos para o
turismo do Algarve, assistindo-se a um retomar de um interesse crescente pelo
destino, quer da parte dos turistas, quer dos agentes do setor. A comprovar
esta tendência estão os resultados da mais recente campanha de «flash sale» que
o Turismo do Algarve organizou, em conjunto com a companhia aérea Eurowings,
para potenciar reservas de última hora na região até ao final de outubro, e que
registou uma enorme adesão, provocando um aumento de vendas de 94 por cento.
A Eurowings, que neste momento assegura oito ligações entre
Faro e diferentes cidades alemãs, é apenas uma das companhias aéreas com as
quais o Turismo do Algarve está a operar este tipo de campanhas, estando também
a decorrer, até ao final do ano, a realização de ações semelhantes com a Ryanair
ou a Easyjet, que voam igualmente para o mercado alemão. “Estamos muito
entusiasmados perante o interesse e a recetividade com que têm sido acolhidas
as várias iniciativas que o Turismo do Algarve tem estado a realizar junto
deste mercado”, refere João Fernandes, presidente desta entidade. “O mercado
alemão é o segundo mais expressivo para a região, em número de turistas, a
seguir ao Reino Unido, e tem sido, ao longo dos últimos três anos, o alvo do
maior investimento no que diz respeito à nossa estratégia promocional para o
destino”, acrescenta o dirigente.
Também a campanha de comunicação digital que o Algarve
lançou durante os meses de julho e agosto em plataformas como o Facebook,
Instagram ou Youtube, dirigida ao mercado alemão, está a obter resultados muito
positivos. Tendo como mote «Die Algarve tut dir gut» («O Algarve fica-te bem»),
a campanha consiste na promoção de um vídeo inspiracional, que mostra o Algarve
como um destino onde é possível viver experiências únicas e desfrutar de
paisagens serenas e de um grande contacto com a natureza, ambientes onde
apetece estar após o grande período de confinamento que todos vivemos. Até ao
momento, este vídeo já ultrapassou as 120 mil visualizações.
Perante este contexto, o Turismo do Algarve tem previsto,
até ao final de 2020, um reforço da campanha online junto do mercado alemão, no
valor de 100 mil euros, através da promoção de conteúdos relacionados com
produtos como o golfe, turismo de natureza, cycling e walking, cultura e
gastronomia. “O turista alemão é apreciador de experiências diferenciadoras e
da autenticidade do Algarve e visita a região com base em motivações muito
diversificadas”, explica João Fernandes. “É um turista que viaja para este
destino também fora da época alta e, como tal, hoje, mais do que nunca, terá um
papel fundamental na ajuda à retoma do nosso turismo”.
Este renovado interesse pelo destino regista-se igualmente
ao nível dos agentes e profissionais do setor do turismo. Para além de ter
conseguido reativar, desde o início de junho, um conjunto de campanhas de
marketing com alguns dos principais operadores turísticos do mercado alemão
(Der Touristik, FTI Germany, Shauinsland, TUI, Alltours, LMX, Olimar,
HolidayCheck e GolfExtra), o Turismo do Algarve continua a disponibilizar
vários cursos gratuitos de e-learning, em parceria com o Touristik Aktuell
(jornal de referência alemão para o setor do turismo), dirigidos exclusivamente
a agentes de viagens que queiram aumentar ou atualizar os seus conhecimentos
sobre a região.
Estas formações online, que têm como objetivo dar a conhecer
uma perspetiva completa e detalhada sobre a diversidade da oferta que o Algarve
tem para oferecer aos seus visitantes, ao longo de todo o ano, têm despertado a
atenção dos profissionais alemães, tendo já sido contabilizada a inscrição de
mais de mil participantes. Em 2020, o valor investido em campanhas de marketing
conjuntas com operadores e companhias aéreas dirigidas ao mercado alemão
ascende a 1,8 milhão de euros, com o Turismo do Algarve a assegurar metade
desse investimento.
Durante o mês de setembro, o Turismo do Algarve irá ainda
receber, numa fam trip, a visita de um grupo convidado composto por 16 agentes
de viagens e dois representantes da editora líder de publicações na área das
viagens na Alemanha (FVW Medien) e realizar um workshop para profissionais do
setor, onde serão debatidas as temáticas «Como vender o Algarve» e as «10 principais
razões para recomendar o Algarve aos turistas alemães». Este workshop contará,
entre outros, com a presença do embaixador alemão em Portugal e de
representantes da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. “Acreditamos que,
de forma progressiva, estamos a conseguir restabelecer a confiança que os
turistas alemães sempre tiveram no Algarve, um destino que já lhes é familiar”,
defende João Fernandes.
De recordar que, em 2019, o Algarve registou a visita
de cerca de 360 mil hóspedes provenientes da Alemanha, o que se traduziu em
aproximadamente 1,9 milhão de dormidas, um valor correspondente a um
crescimento de 15 por cento entre 2014 e 2019.