O jovem realizador quarteirense Bernardo Lopes conquistou o Prémio Revelação no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português, atribuído pelo seu trabalho na curta-metragem «Moço», rodada entre Alte e Salir, em dezembro de 2018, produção à qual a Autarquia de Loulé se associou, através do Loulé Film Office. O filme estreou no IndieLisboa, em agosto passado.


Este é já o segundo filme que Bernardo Lopes realiza no concelho e que leva o nome de Loulé a festivais pelo mundo. De facto, a curta-metragem «Ivan», rodada em Quarteira em janeiro de 2017, venceu três prémios nos Estados Unidos - Grande prémio do Júri em Laughlin, Melhor Filme no New York Portuguese Short Film Festival e Melhor Realizador no Chelsea Film Festival, também em Nova Iorque. “Congratulamo-nos por esta distinção que vem publicamente reconhecer o talento de mais um jovem do nosso concelho. Bernardo Lopes faz parte desta nova geração de criativos que, através da sua paixão e do seu trabalho, se tem destacado nas mais diversas áreas a nível nacional e internacional”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

O autarca louletano destaca ainda o facto da curta-metragem «Moço» ter tido como cenário duas localidades do interior do concelho. “Sem dúvida que o cinema e outras áreas do mundo dos audiovisuais têm sido também um veículo importante na promoção do nosso território e, neste caso em particular, de uma zona serrana caracterizada pelas belíssimas paisagens, por um património natural riquíssimo, por uma excelente gastronomia e por gente afável que sabe receber”.

Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal, pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica.