Empenhada em dar continuidade à campanha «#AÚltimaGota_Algarve», com o intuito de informar e sensibilizar a população do Algarve para uma gestão sustentável da água, a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, leva agora esta missão a um novo nível, com a promoção dos materiais de sensibilização desenvolvidos no âmbito da candidatura apoiada pelo Fundo Ambiental, inserida no programa «ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis». O projeto «#AÚltimaGota_Algarve», que decorreu durante o último trimestre de 2020, teve como principal objetivo informar e desenvolver ferramentas e novas plataformas de sensibilização, destinadas ao público geral e ao público escolar, para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e escasso.

A campanha tem agora uma nova mascote, resultante do desafio lançado aos alunos do Curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve, em outubro do ano passado. «Ping», nome escolhido por sondagem pelos seguidores da página de Facebook da Associação, foi a proposta vencedora de Mariana Pires, aluna do 3.º ano do curso naquela instituição. A curta-metragem de animação «#AÚltimaGota_Algarve», produzida pela Flow Productions, lança o alerta para uma mudança comportamental, perante o consumo desenfreado de água a que assistimos atualmente na região algarvia. A mensagem, difundida nos canais digitais da Almargem, procura incitar o público à reflexão sobre o impacte das suas próprias ações e à procura de alternativas.

O jogo online em formato de Quiz, agregado ao website já existente da Almargem e desenvolvido pela Visualforma, irá testar os conhecimentos dos participantes, dos mais jovens aos adultos, na temática da água. De uma forma «leve», lúdica e didática, o jogador é posto à prova e, no final, com base no número de respostas corretas, receberá um «título» com as seguintes classificações: «Esbanjador», «No Bom Caminho», «Poupadinho» ou «Guardião da Água». Estes materiais servirão também de ferramentas pedagógicas para as escolas dos 16 concelhos do Algarve, incentivando os professores a utilizá-los para explorar esta temática junto dos seus alunos.

Além da curta-metragem e do quiz, será ainda enviada uma Ficha da Pegada Hídrica, com a ajuda da qual os alunos poderão calcular o consumo de água decorrente das suas atividades diárias e também do que está envolvido na produção dos bens e serviços que usufruem. O objetivo é a partilha dos seus resultados com a turma e professor(a) e levar à discussão sobre as melhores estratégias para reduzir os seus consumos. Quando forem ultrapassadas as medidas restritivas devido à pandemia de COVID-19, será também possível realizar atividades de educação ambiental nas escolas, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo. Os alunos poderão participar num «Jogo da Glória» pedagógico, sendo os peões num tabuleiro gigante, só podendo avançar se responderem acertadamente a questões sobre a temática da água. Em todas as questões, será feito um enquadramento e transmitidas as matérias fundamentais para a sensibilização dos mais jovens.

Entretanto, nos próximos meses será divulgado o «Guia Digital – Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais», que pretende incentivar a adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente e à poupança de água, despertando ou aumentando a sua consciência ambiental. O guia estará disponível para download no website da associação. Será também apresentada uma exposição itinerante que irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa, levando-o a conhecer informações sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve, afunilando esta abordagem para áreas diversas como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo.