Celebra-se, a 22 de março, o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU para promover a reflexão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. É precisamente nessa data que a APDA – Associação Portuguesa de Distribuidores de Água pretende desafiar Entidades Públicas e Privadas a promover a «H2Off» junto da população e consumidores em geral.
“Sem água não se sobrevive e seria muito fácil se a reflexão passasse por simplesmente aprender a dar valor ao que na sociedade evoluída é considerado um bem adquirido cuja disponibilidade é permanente. Contudo, sabe-se que as secas prolongadas, às quais Portugal não é alheio, têm um impacte relevante nos recursos, e a disponibilidade de água não é um dado adquirido”, lembra Teresa Fernandes, coordenadora nacional da APDA. “Consideramos este o momento oportuno para promover um movimento alargado de reflexão através de uma ação mediática em todo o país. É um problema com extensão planetária e, conforme referido por António Guterres, nas comemorações do Dia Mundial da Água em 2020, ‘…se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água’”, acrescenta a porta-voz da «Águas do Algarve».

Assim sendo, H2Off pretende ser uma hora sem consumir água enquanto ato deliberado e consciente, por se tratar de um bem que não é inesgotável e para homenagear igualmente os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente, quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade. A ação conta já com as parcerias nacionais do Ministério do Ambiente, Quercus, Zero, Deco, Radio Renascença, Águas de Portugal e Turismo de Portugal e muito em breve serão também divulgados os vários Embaixadores, figuras públicas que já aderiram a esta causa. “A hora e o dia estão marcados, 22 de março, às 22h, contamos com todos, na «H2Off», num contributo para um futuro sustentável”, apela Teresa Fernandes.