A hora de fechar a torneira - H2Off - ação de sensibilização promovida pela CECEA – Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) está em contagem regressiva para a sua primeira celebração. Ao promover a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, a H2Off surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à «garantia de água potável e saneamento para todos» (Objetivo 6), «proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades» (Objetivo 11) e ao «combate às alterações climáticas» (Objetivo 13).

A H2Off conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), e com as Parcerias Nacionais da Quercus, Zero, Deco, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Radio Renascença, Águas de Portugal, Turismo de Portugal, Revista Visão, entre várias outras, aguardando-se o aumento do número destas nas próximas horas. Várias são também as figuras públicas que se associaram a este movimento enquanto Embaixadores, estando previsto um aumento generoso do número de adesões, também nas próximas horas. Entre estes estão, por exemplo, Luís Vicente (Actor e Encenador), Francisco Ferreira (Presidente da Zero), Paula Nunes da Silva (Presidente da Quercus), Viviane Parra (cantora), Tó Viegas (músico), António Pedro Cerdeira (Ator), Jorge Benvinda (Cantor - Virgem Suta), João Tomás (Artista - Forest Dump), Padre Vítor Melícias, Carlos Afonso (Chef), Hugo Pinheiro (Campeão Nacional Europeu e Mundial de Body Board), Guilherme Leite (Autor, Actor e Produtor de Programas de Televisão), Nini Andrade Silva (Designer de Interiores, CEO & Founder Atelier Nini Andrade Silva), entre vários outros.

Também a nível nacional se está a assistir a uma adesão significativa de Entidades Gestoras de Sistemas de Abastecimento de Água de todo o país, incluindo região autónoma da Madeira. O desafio generalizado de participação no fecho das torneiras durante uma hora está a ter uma grande recetividade junto de um público diversificado. No website inaugurado recentemente apresenta-se ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real https://www.h2off-apda.com/teste-esri.

O apelo lançado é simples e não custa muito. Basta fechar, nem que seja por uma hora, as torneiras no dia 22 de março, para celebrar a água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas.