A REN – Redes Energéticas Nacionais abriu as candidaturas para a oitava edição do Prémio AGIR, este ano dedicado ao tema da Inovação Social na resposta à Covid-19. As entidades interessadas podem candidatar-se até ao próximo dia 30 de abril.

Desde março de 2020, a pandemia permitiu perceber alguns pontos fracos na resposta das cerca de 65 mil organizações da Economia Social existentes em Portugal, mas demonstrou, acima de tudo, a sua capacidade de adaptação e de superação. Essas novas soluções, que permitiram continuar a apoiar os seus beneficiários, precisam de ter o reconhecimento merecido, maior visibilidade e ser ainda mais acessíveis a um maior número de pessoas, de forma a que se possa potenciar os seus efeitos e aumentar o seu impacto social.

O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN e visa apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos que deem resposta a problemas sociais. Nas suas primeiras sete edições, o Prémio AGIR permitiu às organizações vencedoras beneficiar mais de 9 mil e 270 pessoas em todo o país, sendo que foram recebidas 655 candidaturas. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. As últimas edições foram dedicadas aos temas «Promoção do emprego e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade» (2020), «Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar» (2019), «Preservação do património natural» (2018), «Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência» (2017), «Combate à Pobreza e Exclusão Social» (2016), «Envelhecimento Ativo» (2015) e «Criação de Emprego» (2014).

As organizações que pretendam concorrer à edição deste ano podem apresentar a sua candidatura em www.stone-soup.net até dia 30 de abril. A divulgação dos projetos selecionados será feita em setembro. A seleção dos três melhores projetos é da responsabilidade da REN, em parceria com a Stone Soup Consulting, que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto. Ao primeiro classificado é atribuído um valor monetário de 30 mil euros, ao segundo 15 mil euros e ao terceiro 5 mil euros.