A 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorrerá entre 16 e 18 de abril, em formato totalmente online, com um vasto programa de atividades onde se inclui a Conferência Laranja XXI, sessões de divulgação com os produtores de laranja de Silves, showcooking e confeção de cocktails, apontamentos de dança, música e magia, e a edição especial do programa de televisão «Somos Portugal» da TVI. A mostra será antecedida com a abertura ao público da instalação artística evocativa do evento, no dia 15 de abril, pelas 19h, que apresenta uma réplica da Ponte Velha feita com o recurso a duas toneladas de laranja de Silves, da autoria do artista algarvio Tó Quintas.

O primeiro dia de Mostra (16 de abril) apresenta a habitual Conferência Laranja XXI, que reunirá, pelas 15h, online, especialistas num debate sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector. O dia 17 de abril será preenchido com a «visita online» a diversos produtores de laranja, entre as 10h e as 12h. Na parte da tarde será a vez da Associação Barmen do Algarve apresentar um showcooking com a confeção de um apontamento gastronómico com sabor a laranja, seguido de uma sugestão de cocktails com a utilização deste citrino. Pelas 17h irá atuar a Sociedade Filarmónica Silvense e, à noite, a Associação STAM dinamizará um espetáculo de dança, pelas 21h30.

O último dia do evento, 18 de abril, terá início com uma nova sessão de divulgação dos produtores de laranja, entre as 10h e as 12h. Às 13h, uma saborosa sugestão de cocktail com sabor a laranja será apresentada pela Associação Barmen do Algarve. O restante período da tarde será preenchido, entre as 14h e as 20h, com o programa da TVI «Somos Portugal», especial 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja. O programa culminará com as atuações do Rancho Folclórico do Algoz e do jovem mágico silvense Miguel Alves, pelas 21h e 22h, respetivamente.

Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra «Silves Capital da Laranja», que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.