O Dia Internacional da Mãe Terra celebrou-se, a 22 de abril, para promover a preservação do ambiente, considerando o encontro com o equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.
“É urgente que se provoquem mais e melhores reflexões sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental duradora. Por outro lado, pretende-se mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta de uma forma global”, lembrou, na data, a «Águas do Algarve», empresa responsável pelo fornecimento, em água, na região do Algarve.

A empresa recordou que a população mundial tem crescido, ao longo dos últimos séculos, a um ritmo alarmante, atingindo atualmente cerca de 7,7 bilhões de habitantes. “Uma das preocupações por parte dos líderes mundiais é como este número de consumidores utilizará os recursos naturais disponíveis no planeta. Será que o planeta conseguirá atender às necessidades e o nível crescente de consumo de tantas pessoas? Hoje, sabemos que os recursos disponíveis no planeta Terra são finitos, sendo esta uma razão maior para que sejam explorados de forma sustentável”, refere Teresa Fernandes, porta-voz da «Águas do Algarve», acrescentando que, de acordo com os cientistas, o planeta Terra teria todas as condições de alimentar e sustentar até 11 bilhões de pessoas.



O Dia Terra é, pois, uma oportunidade para discutir temas ambientais como o aquecimento global e as alterações climáticas, por exemplo, bem como sensibilizar a população sobre estas temáticas e consequentemente a importância de conservação do planeta. “Infelizmente já são muitos os impactos e consequências ambientais que anualmente se tem vindo a verificar, nomeadamente: o aumento da temperatura global da Terra; a extinção de espécies animais; o aumento do nível dos oceanos; a escassez de água potável; o maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor”, indicou Teresa Fernandes, sublinhando que a «Águas do Algarve» trabalha todos os dias, 365 dias por ano, no cumprimento da sua atividade na região algarvia, com um elevado nível de exigência e qualidade, e com forte responsabilidade na proteção dos valores ambientais no Algarve e, consequentemente, do nosso Planeta. “Mas todos podemos tomar uma atitude e fazer também a nossa parte”, reforçou.

A «Águas do Algarve» enfatizou que, não apenas nesta data, mas em todos os dias, é possível juntar-se a atividades existentes na região, criar ações próprias, ou até mesmo praticar simples atos como plantar uma árvore, separar o lixo, reciclar tudo o que reciclável, consumir menos água, reduzir a utilização do plástico descartável, investir em sacos reutilizáveis, fazer limpezas em espaços comuns, não maltratar os animais, usar menos pesticidas nas suas culturas, comprar produtos locais ou consumir menos energia, entre tantas outras situações. Por essa razão, a empresa desafia a população a partilhar, por email, (comunicacao.ada@adp.pt) ou Facebook (https://www.facebook.com/aguasdoalgarve) o que costuma fazer para proteger o nosso Planeta, enviando, em retorno, um cantil para colocar água e um saco amigo do ambiente.