A organização e a participação em eventos virtuais estão a trazer resultados muito positivos para o Algarve e a dar um contributo decisivo para o relançamento do turismo na região, assim garante o Turismo do Algarve, que tem adaptado grande parte da estratégia de promoção do destino a este novo formato.
“Perante todos os condicionamentos para viajar e o cancelamento das grandes feiras e eventos do setor que, tradicionalmente, fazem parte da nossa agenda de promoção anual, fomos obrigados a repensar a nossa estratégia, de forma a podermos continuar a promover o nosso destino à distância e a manter a sua notoriedade junto dos nossos públicos”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

A organização de webinars e workshops, a participação em feiras online ou a promoção de reuniões virtuais entre associados e agentes do setor, estrategicamente selecionados, são algumas das ações e formatos que passaram a integrar, de forma regular, a dinâmica da atividade do Turismo do Algarve, no âmbito da sua agência de promoção turística para os mercados externos – a Associação Turismo do Algarve (ATA). A participação num encontro virtual com os principais agentes que compõem a comunidade internacional de viagens de golfe (IGTM Links), a presença no formato online da ITB Berlim – uma das maiores feiras de turismo do mundo, a organização do Algarve Virtual Destination Showcase, um workshop online que teve como objetivo apresentar as mais-valias do destino para a realização de eventos corporativos e associativos internacionais, ou a promoção de sessões online dirigidas a agentes de viagens do mercado irlandês, com vista à apresentação das novidades da oferta turística do Algarve e dos elevados padrões sanitários e de segurança implementados na região, são apenas alguns exemplos deste novo tipo de ações, recentemente realizadas, e que demonstram a versatilidade e adaptabilidade assumidas pelo Turismo do Algarve na prossecução da sua missão. “Os eventos virtuais têm sido uma aposta muito positiva, que nos tem permitido manter a proximidade entre as empresas de turismo da região e os agentes do setor dos vários mercados com que trabalhamos e continuar a atender às necessidades dos diversos segmentos que compõem a oferta turística do destino”, afirma João Fernandes.

Para o presidente do Turismo do Algarve, numa altura em que as tesourarias das empresas do setor estão mais fragilizadas, as iniciativas online permitem também reduzir alguns custos, o que se traduz numa ajuda crucial nesta fase em que se prepara o regresso do turismo. “Ainda que num futuro que queremos próximo, possamos assistir ao regresso dos grandes eventos e feiras presenciais do setor, acreditamos que estas ações virtuais poderão funcionar como uma importante ferramenta complementar que, muito provavelmente, iremos continuar a integrar na nossa estratégia de promoção do destino”, conclui João Fernandes.