O projeto «Castro Marim (COM) Vida» lança um ciclo de visitas de proximidade para reforçar o apoio social aos idosos, com o objetivo de atenuar a solidão através de uma conversa ou palavra amiga. Estas visitas/conversas sociais decorrem às terças-feiras com a colaboração da GNR – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.

O intuito é desenvolver uma ação de proximidade para transmitir segurança aos mais isolados e vulneráveis e pretende-se alertar para situações de burla, sensibilizar para os maus-tratos/negligência na 3.ª idade, agravados pelo confinamento, bem como acompanhar a situação social e emocional dos seniores. A iniciativa é destinada aos idosos das localidades mais isoladas do concelho, numa estratégia de combate ao isolamento geográfico e social, agora agravado pelo contexto atual de pandemia por Covid-19. Paralelamente, estas visitas têm também como objetivo transmitir informação relevante para a terceira idade (desde o reforço dos hábitos de higiene, alimentação, segurança, entre outros), bem como o acompanhamento regular da situação de cada um dos idosos. No âmbito do CLDS 4G já foram realizadas outras ações sobre os «Cuidados a ter com o calor», e «Boas práticas e cuidados a ter em tempos de Covid19».

As «Conversas 65+» são dinamizadas pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM) e resultam de um desafio claro e de uma resposta prioritária ao isolamento dos idosos provocado pela Covid-19. A iniciativa enquadra-se na atividade 7 «Sénior Informado e em Segurança», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela Associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.