A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA) concretizou a sua adesão à Rede Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). Alavancado na Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), o projeto visa a valorização do conhecimento nas áreas científicas e tecnológicas, e do ensino experimental da ciência, em todos os níveis de ensino, mas particularmente nos níveis básico e secundário. Em linha com o projeto educativo da EHTVRSA, que assenta sobretudo na valorização do estilo Mediterrânico, pretende-se ao longo do próximo triénio desenvolver atividades inovadoras que contribuam para a divulgação, investigação e troca de conhecimentos, em oficinas de gastronomia, criação de novos produtos e realização de palestras e workshops.

O projeto, aprovado pelo CRESC Algarve 2020 (Plano Operacional do Algarve), visa um conjunto de atividades extensíveis às Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro e Portimão, nomeadamente no que respeita à dinamização de oficinas de culinária dirigidas a público jovem. As Oficinas de Culinária, complementadas pelo apoio tecnológico de um jogo pedagógico interativo, permitirão aos alunos dos vários níveis de ensino percecionar a interação sensorial da degustação, enquanto as demais atividades se destinam, tanto aos alunos das escolas que integram o projeto, como aos seus parceiros e à população em geral, com interesse em temáticas associadas à Dieta Mediterrânica.

Entre as atividades preconizadas pelo projeto contam-se então a criação do MED_LAB, um laboratório de atividades e experiências associadas à Dieta Mediterrânica na EHTVRSA; o desenvolvimento de jogo pedagógico interativo que compreende a relação entre os ingredientes que melhor combinam entre si, para a elaboração de receitas culinárias associadas à gastronomia mediterrânica; as Oficinas de Culinária «Entender a Dieta Mediterrânica»; o desenvolvimento de uma receita culinária inovadora, com base nos produtos endógenos do Algarve; e as Jornadas MED_LAB – Dieta Mediterrânica | Experiências associadas à Dieta Mediterrânica. O CCVnE «MED_LAB» é também uma oportunidade para proporcionar aprendizagens não formais, promovendo o estabelecimento de redes de contacto e parcerias, com impacto positivo na cadeia de valor económico, social e ambiental, com vista à promoção de um turismo mais sustentável.