Foi instalada, no dia 9 de abril, num miradouro da Vila da Luz, concelho de Lagos, a escultura em pedra, da autoria da artista lacobrigense Rita Pereira, mais conhecida por RoMP, que constitui uma homenagem a Matthias Sandeck, jovem atleta algarvio falecido em competição em 2019.


Matthias Sandeck, que tinha dupla nacionalidade (portuguesa e alemã) e residia no concelho de Lagos desde os cinco meses de idade, integrava a Seleção Nacional de Pesca Submarina, tendo falecido quando participava no XXXII Campeonato Euro-Africano na Dinamarca. Um grave acidente ocorrido ao segundo dia de competição, no dia 8 de Setembro de 2019, viria a provocar a morte deste jovem atleta, uma partida prematura que abalou profundamente amigos e família.



A escultura em pedra calcária, feita em sua homenagem e doada ao Município de Lagos, representa, conforme explica a sua criadora, “a descida ao fundo do mar, uma dança entre a vida e a morte”. “Os dois elementos no topo da escultura personificam as barbatanas num movimento congelado e eternizado. Onde o existir e o deixar de existir se encontram, coexistindo aqui e fazendo parte do mesmo universo”.

A peça foi colocada no miradouro da «Prainha» (junto à rampa dos pescadores) na Praia e Vila da Luz, tendo igualmente como objetivo a qualificação do espaço público. A instalação foi acompanhada por familiares e pelo grupo de amigos próximos de Matthias Sandeck que fizeram questão de testemunhar o momento.