Estreia, no dia 23 de abril, com sessões às sextas-feiras, sábados e domingos até 2 de maio, «Memórias», o novo espetáculo de circo contemporâneo da Casa das Virtudes, em Faro. Nesta criação utópica de Gérald Oliveira e Ricardo Morujo, dois escribas que vagueiam pelo mundo mundano vão recolhendo as memórias e vivências dos seres que o habitam, invisíveis a olho nu, mas onde a sua presença é sempre notável.
“Sendo totalmente alheios a um comportamento humano, como crianças em brincadeiras, no decorrer da escrita dos seus diários, a sua curiosidade por vivenciar as entidades que observaram leva-os numa viagem de experimentação pelas sensações recolhidas, boas, más e, por vezes, piores”, descrevem os encenadores e intérpretes. “Será que o seu discernimento pelos seres humanos irá residir no amor e na compaixão, ou na desistência pelos seus atos que foram capazes de coligir pelas memórias das várias personas? Já diziam que o Homem é do tamanho do seu sonho... Talvez vivamos todos um pesadelo”, acrescentam os dois artistas residentes da Casa das Virtudes.

A Casa das Virtudes é um projeto cultural que abriu portas, em Faro, com a finalidade de acolher e promover as artes e os artistas portugueses e de origem lusófona, baseando-se numa programação multifacetada, como o circo, a dança, a música e as artes plásticas, entre outros. “Como agentes culturais, a nossa principal missão centra-se na comunicação com a comunidade através das artes, contagiando com a sua vivacidade, a sua vertente interventiva, cultural e social”, explicam Gérald Oliveira e Ricardo Morujo. “Baseado na génese da cultura, é fundamental agregar diversos parceiros ao projeto, com o intuito de desenvolver um trabalho em «rede» com várias estruturas culturais já existentes. Acreditamos no trabalho em regime de parceria, fortalecendo o know-how de cada parceiro num objetivo conjunto”, reforçam dois dos membros-fundadores da Casa das Virtudes.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__287