Um dos principais projetos para o Algarve ao nível do reforço da rede de equipamentos do Serviço Nacional de Saúde foi adjudicado, no dia 7 de abril, pelo valor de 4 milhões, 679 mil e 999,99 euros. O novo Edifício de Serviços de Saúde de Loulé pretende ser uma resposta às necessidades dos cuidados prestados na zona central da região, servindo um território onde a densidade populacional é elevada.

No terreno cedido pelo Município, junto ao Centro de Saúde de Loulé, irão arrancar em breve os trabalhos de construção desta unidade, que terão um prazo de execução de dois anos e meio. Neste espaço ficarão concentradas quatro valências: o Agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar (USF) – Lauroé e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) - Gentes de Loulé, bem como o Centro de Saúde Universitário. As instalações, amplas e modernas, irão, não só melhorar substancialmente os serviços prestados aos utentes e as condições em que muitos profissionais de saúde exercem a sua atividade, como também garantir as condições adequadas ao ensino pré-graduado da medicina e enfermagem da Universidade de Algarve, investigação e formação pós-graduada em saúde dos profissionais da ARS Algarve.

Esta é uma iniciativa em que as administrações local e central são parceiras. O Município de Loulé comparticipa a obra em 65 por cento, enquanto a ARS ficará com 35 por cento dos encargos financeiros. O processo seguirá agora para visto do Tribunal de Contas, após o que as obras de construção poderão iniciar-se.