No âmbito das comemorações do 25 de abril e da Estratégia de Cidadania do Agrupamento Pinheiro e Rosa, tendo como intuito a promoção da participação cidadã «Sê a mudança que queres ver no mundo» (Mahatma Gandhi), foi lançado um desafio à Escola Secundária Pinheiro e Rosa pelo qual cada turma deverá desenhar e tentar implementar um microprojecto de intervenção na sua comunidade (escola, rua, bairro, cidade). Nesse sentido, convidaram-se os alunos da ES Pinheiro e Rosa (e com maior ênfase os delegados e subdelegados de turma) para participar em algumas ações.
Logo no dia 14 de abril, pelas 17h, aconteceu, em modo online, o «Chá das 5» Liberdade e participação, uma tertúlia/chuva de Ideias com a participação de três ativistas de Faro, nomeadamente: Fábio Simão, Presidente do MAPS Movimento de Apoio à Problemática da SIDA; Carlos Reis, Coordenador da ReFood; e Sofia Martins, Membro da APF – Associação Planeamento Familiar e 2027 Faro Capital Europeia da Cultura. Esta tertúlia, organizada em parceria entre o Serviço de Psicologia e Orientação AEPROSA (no âmbito do projeto «Saber Agir») e a Cooperativa ECOS (no âmbito do projeto «EduAction»), teve como principal objetivo identificar problemas, desenhar soluções (em curso ou por implementar) em diversas áreas da comunidade de Faro, por exemplo, na área dos Direitos Humanos, Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Sexualidade, Participação, Bem-estar animal, Voluntariado, Cidadania, onde os alunos possam, de alguma forma, intervir, seja na escola, rua, bairro e cidade. Esta ação teve a participação de mais de 100 alunos.
No dia 21 de abril, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, teve lugar a Assembleia de Delegados «De que forma podemos melhorar a nossa comunidade?», dinamizada pelos alunos do Curso Profissional de Juventude, tendo-se procurado, por metodologias ativas de participação, fomentar o debate e a síntese de ideias direcionadas para a implementação de projetos. Esta iniciativa terá uma terceira sessão no dia 28 de abril, aberta à comunidade, em formato online, onde serão apresentadas as conclusões deste processo.
As propostas surgidas podem ser incluídas em projetos de turma ou da Associação de Estudantes, propostas para orçamento participativo (municipal ou nacional), ou integradas em projetos no âmbito do plano de atividade da escola (Eco-Escolas, Ciência Viva, Projeto Cultural de Escola, EducAction, outros projetos e clubes ...).