O Europe Direct Algarve e o Centro de Documentação da Universidade do Algarve, em parceria com a Rede MOVE, dão corpo a um novo espaço sobre a União Europeia, na RUA FM – Rádio Universitária do Algarve, a estrear a 9 de maio, Dia da Europa. O público-alvo são os jovens, como agentes de promoção do desenvolvimento, organizados ou em grupos informais, mas também os jovens isolados, para quem diariamente são construídas políticas, medidas e projetos com objetivo de uma maior inclusão.


O objetivo deste programa de rádio é transmitir informação útil sobre a União Europeia e dar a conhecer os projetos de jovens e/ou para jovens, da iniciativa de entidades públicas ou de atores privados, no Algarve e na zona raiana da Província de Huelva. Pretende-se aprofundar entre os mais jovens a cidadania europeia e fazer assim a Europa mais próxima. O programa, semanal, conta com diversas rubricas, entre elas o «Speak Corner» - um espaço onde, através de diversos idiomas, é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural. No DESTAQUE semanal fala-se de quem, no Algarve e na cooperação transfronteiriça desenvolve projetos com e para os jovens. O novo programa, que arranca no dia da Europa, 9 de maio, tem também espaço para curiosidades e informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia.

Com a duração de cerca de seis minutos, o programa será transmitido às segundas-feiras. A produção, apoiada pela RUA FM, conta com uma equipa diversificada de comunicadores, estudantes da UAlg e também alguns jovens que estão a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários), oriundos de vários pontos da União Europeia. A escolha da «RUA FM» para transmitir este programa deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária ouvida por muitos jovens.

Para Alexandre Moura, coordenador de Informação e Conteúdos da RUA FM, com este programa pretende-se "esclarecer os jovens em matéria europeia, acrescentar algo às suas vidas e proporcionar-lhes uma emissão que os deixe a aguardar com entusiasmo a semana seguinte". A RUA DA EUROPA vai assim estrear-se no Dia da Europa integrada na iniciativa «Ponte.fm», promovida pelo Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal, que reúne as rádios universitárias do País. A emissão a partir da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve, acontece das 12h às 14h, passando para a RUC (Coimbra) até às 16h e para a RUM (Minho) até às 18h.