O Programa Ecovalor, da ALGAR, tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. O concurso «Separa e ganha», que integra este projeto, tem como objetivo premiar as escolas que reciclam as suas embalagens usadas, com a iniciativa a beneficiar as escolas dando-lhes apoio logístico (suportes para sacos, sacos e a recolha seletiva), acrescido de ações de sensibilização realizadas por monitores de ação ambiental.

Foram 94 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2020/21, mais de 31 mil participantes, entre alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e, reciclaram 588 toneladas de embalagens. Todas estas escolas encaminharam para reciclar 216 toneladas de papel e cartão, 210 toneladas de vidro e 162 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida. O material separado pelos alunos foi encaminhado para valorização e cada escola receberá o seu prémio em função da quantidade reciclada.

Algumas das escolas que participaram no ECOVALOR, para além das embalagens recicláveis, também se dedicaram à separação dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, fruto de uma parceria entre a Algar e a Eletrão, o que resultou num total de 21 mil e 67 quilos encaminhados para valorização. Estas escolas receberão uma bonificação extra pelo seu desempenho. O concurso «Separa e Ganha» vai manter-se no próximo ano letivo e a Algar já está já a receber inscrições de escolas que pretendem antecipar o envio da sua candidatura preenchendo o formulário de adesão para garantir o seu lugar.