Também já chamada de «Meca do Ciclismo», a Foia, o ponto mais alto do sul de Portugal, em pleno pulmão da Serra de Monchique, é um dos locais mais procurados pelos adeptos dos desportos de natureza e aventura. Entre cascatas, ribeiros e montanhas que constituem os melhores percursos em bicicleta, em estrada ou fora dela nos variados trilhos de BTT, Enduro e Downhill, a Serra de Monchique representa um ícone e uma paisagem única que se tem vindo a afirmar num dos principais destinos e de atração turística dos amantes das duas rodas.

A Foia tem sido palco das mais competitivas provas desportivas com a passagem por este místico local das mais importantes estrelas da bicicleta, como Joaquim Agostinho, Alberto Contador, Vítor Gamito, Cândido Barbosa, Amaro Antunes, Joaquim Gomes, José Azevedo, Delmino Pereira, Geraint Thomas, Tadej Pogäcar, Primox Roglic, entre outros. Foi, porém, em 2020, na segunda etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, quase sempre decisiva na escolha do vencedor final deste importante evento velocipédico internacional, que, a poucos metros da meta, Remco Evenepoel esmagou toda a concorrência e venceu pela primeira vez, não deixando mais a camisola amarela e sagrando-se vencedor da volta naquele ano.

A imagem da chegada de Remco Evenepoel ao cimo da montanha, celebrando a vitória carregada de esforço, foi a escolhida por Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, para assinalar aquele que será certamente um local de celebração e registo de tão importante feito - a chegada ao Topo do Algarve. O artista convidado para a realização desta obra foi Carlos de Oliveira Correia, um experiente e reconhecido artista com uma vasta obra em toda a região, tendo a inauguração acontecido, no dia 22 de setembro, num evento que contou com a presença de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Ricardo Rodrigues, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, e do autor da escultura.