No âmbito do projeto INTERPYME, a Associação ODIANA está a proporcionar às empresas aderentes um conjunto de ferramentas diversificadas no qual estão incluídos serviços especializados de fotografia. Esta ação, cujo resultado se consolida num portfólio fotográfico, surge como uma estratégia de relançamento dos negócios das empresas que se viram abaladas com a pandemia.

O serviço de fotografia, com consultoria individualizada incluída, é uma ferramenta de comunicação fundamental para a promoção destas empresas no campo nacional e internacional, fomentando a visibilidade e projeção dos seus produtos. Entre as empresas beneficiárias (que são exclusivamente as aderentes do projeto), constam produtos como o sal e flor de sal, a amêndoa, o figo fresco e seco, o figo da índia, manteigas e barras energéticas, o queijo fresco de cabra, o presunto e os enchidos, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos, e os transformados e confecionados com os produtos locais mais identitários. No total, são 14 empresas aderentes, sendo que 12 delas apontaram como necessidade este serviço fotográfico que se encontra em fase de conclusão.

A ODIANA está a disponibilizar igualmente às PME’s aderentes do projeto serviços de consultoria financeira e consultoria de comunicação com serviços gráficos e de impressão adjacentes. A meta é potenciar, melhorar e promover a competitividade das PME’s do território. Numa valência de promoção conjunta, estão ainda o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização e um serviço de Curadoria Gastronómica através do embaixador Chef Rui Silvestre, Estrela Michelin do Restaurante Vistas.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER. Este projeto, cujo objetivo é promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME’s do setor agroalimentar e turismo gastronómico, iniciou os trabalhos em 2019 e tem duração prevista até abril de 2022, contando com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.