A RUA FM – Rádio Universitária do Algarve celebra, no dia 28 de novembro, o seu 19.º aniversário com o lançamento de uma grelha de programação regular renovada e um novo site oficial no horizonte, entre outras novidades.


A nova grelha regular da RUA FM entra em emissão no dia 1 de dezembro, mantendo a aposta na música, na cultura emergente e na informação. A época natalícia também estará presente na emissão, com jingles e separadores alusivos ao Natal, embrulhados com boa disposição e músicas desta época festiva a cada sinal horário, em diferentes versões mais ou menos peculiares.

No decorrer do mês de dezembro será apresentado o novo site oficial da RUA FM, com outro design, diferentes funcionalidades, também ao nível do soundcloud com novos conteúdos nas áreas do entretenimento da e informação. Outra novidade será o disponibilizar um contacto WhatsApp para que os ouvintes possam gravar mensagens, responder a perguntas ou a concursos, para passar posteriormente na emissão e promover uma maior dinâmica e interação. O objetivo é continuar a envolver o universo académico e a comunidade, participar na valorização e no crescimento de ambos, crescer simultaneamente e, ao mesmo tempo, ser uma alternativa regional às rádios nacionais.

Ao longo do último ano, a RUA FM viu a equipa renovada, com a entrada de Alexandre Moura (jornalista com mais de 20 anos de experiência em vários órgãos de comunicação nacionais na área da televisão e imprensa escrita) para o cargo de coordenador de programas e informação, em novembro de 2020, juntamente com a entrada de Susana Monteiro no início do último Verão. Atualmente composta por dois elementos a tempo inteiro, a partir de dezembro a equipa será reforçada com a entrada de Pedro Figueiras, todos ex-alunos da Universidade do Algarve, licenciados em Ciências da Comunicação na ESEC. “Enquanto associação vamos continuar a desenvolver projetos na área do vídeo e da comunicação ao nível externo, de forma a fortalecer os recursos da nossa rádio que é a alma deste projeto”, refere o coordenador, que sublinha também o trabalho desenvolvido “no fortalecimento ao nível de parcerias e protocolos com as instituições da região, como, por exemplo, com o IPDJ, que resultou em diversas parcerias e apoios diretos aos jovens estudantes da UAlg que colaboram connosco”.

Para além da equipa permanente, a RUA FM conta com cerca de 40 voluntários que participam e colaboram nos vários momentos que compõem a grelha de programação, nas diferentes emissões diárias, em rubricas ou programas de autor. Um número que parece continuar a aumentar. “Neste início de ano letivo estamos a registar uma afluência de alunos acima da média e em número recorde, estamos em fase de formação e alguns já se estrearam em novembro. É uma enorme satisfação vê-los crescer, até porque somos uma rádio laboratório, não descurando a qualidade do trabalho final que pretendemos apresentar aos nossos ouvintes”, salienta Alexandre Moura.

Foto: Carlos Costa