Sob o lema «Partilhar sem arriscar», a Huawei Portugal tem a decorrer o SmartBus, projeto educativo que, durante um mês, percorre o país de norte a sul, com o objetivo de promover, junto de crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos de idade, a utilização segura e responsável das novas tecnologias. O SmartBus chega no dia 2 de dezembro ao Algarve, com a sala de aula móvel da Huawei a receber os alunos da escola EB 2,3 Júdice Fialho, em Portimão, e, no dia seguinte, da EB2,3 Dr. Joaquim Magalhães (AE Tomás Cabreira), em Faro.


Com uma rota que compreende a visita a vários estabelecimentos escolares distribuídos por todo o País, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, pretendendo contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas nesta sala de aula móvel da Huawei. “A Educação é uma das áreas onde mais investimos em Portugal. Através do SmartBus incentivamos boas práticas de ciber-higiene e o desenvolvimento de ambientes digitais seguros e responsáveis. Estes são temas fundamentais não só para os mais novos, diretamente abrangidos por esta campanha, mas para todas as faixas etárias”, refere Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal.

De acordo com o relatório EU Kids Online 20201, mais de 80 por cento das crianças entre os nove e os 16 anos utiliza um smartphone para aceder à internet, enquanto 47 por cento recorre a um PC ou laptop. Quanto a vivências no mundo virtual, importa salientar que mais de 20 por cento das crianças entre os nove e os 14 anos reportou que sofreu más experiências na web, sendo que 44 por cento dos inquiridos procuraram aconselhar-se junto de amigos e 37 por cento falaram com os pais de situações que os deixaram incomodados, e apenas 7 por cento falaram com professores sobre este tipo de situações. Porém, os resultados do relatório EU Kids Online 2020 evidenciam que as crianças e os jovens portugueses associam cada vez menos as situações de risco aos danos que podem decorrer delas.

Nesse contexto, a cibersegurança é um claro desafio para adultos e jovens, pelo que é importante que os adolescentes saibam usar as redes sociais com segurança e que os pais aprendam a utilizar a mesma tecnologia que seus filhos. Ou seja, a educação e a pedagogia são elementos essenciais para conhecer os riscos e as formas de proteção contra qualquer risco cibernético. Com o projeto SmartBus, a Huawei procura contribuir para a educação dos mais jovens em Portugal, transmitindo os benefícios das TIC para aproveitar ao máximo e evitar os perigos que podem levar ao seu uso inadequado. As sessões, de caráter formativo, mas também lúdico, têm a duração de 55 minutos, com 25 pessoas por turma, e incluem dois educadores especializados e experientes, sendo realizadas numa sala de aula escolar simulada no interior do SmartBus, o qual possui inúmeros dispositivos interativos que servem para desenvolver atividades ou dinâmicas levantadas durante a sessão informativa e didática.