Os silêncios do tráfico sobem ao palco do Teatro Lethes, em Faro, no dia 3 de dezembro, pelas 21h, com «Silêncio e Tanta Gente», uma produção da Boutique da Cultura em Lisboa, escrita por Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres e encenada por João Borges de Oliveira. A peça dá voz às vítimas de tráfico humano, rompendo silêncios sobre a escravatura dos tempos modernos, e traz para o palco do espetáculo e para o palco da vida um tema duro e forte: o tráfico de seres humanos.


Ao longo do espetáculo ficamos a conhecer quatro histórias reais – as de Makahiya, Tikirit, Marco e Palbo – que ganham vida nas personagens interpretadas por Joana Tavares, Rita Dias, Tiago de Almeida e João Borges de Oliveira. O tráfico de seres humanos é a escravatura dos tempos «modernos», fruto de redes criminosas organizadas, onde não se olha a meios para ceifar vítimas. Independentemente das suas idades, as crianças são apanhadas nas malhas do tráfico, como se percebe pelo testemunho de Tikirit, interpretado pela atriz Rita Dias. “Vidas que o tráfico roubou, trazidas a palco num cenário minimalista, preenchido apenas pelos sonhos, angústias e o futuro comprometido das vítimas”, descreve a produção.

«Um coração não se cose com uma agulha e uma linha», lamenta-se uma das personagens. Houve uma adaptação, mas as histórias são reais e violentas. O objetivo é confrontar o público com realidades que a televisão não mostra ou perante as quais nos vestimos com a pele da indiferença. É longe daqui, são pessoas diferentes de nós, subterfúgios a que se recorre para lidar com uma situação que «está a rebentar» também em Portugal.