Nas últimas semanas, o Algarve acolheu a 28.ª Algarve Cup de futebol feminino, vencida pela Suécia, e a 7.ª Taça da Liga de Futsal, com o triunfo a caber ao Sporting Clube de Portugal, atestando a apetência da região para acolher grandes competições destas modalidades. Futebol, futsal e arbitragem que são os três focos da atuação da Associação de Futebol do Algarve, que completou, no dia 22 de janeiro, o seu 100.º aniversário.


À frente da centenária entidade está Reinaldo Teixeira, num mandato que ficou logo marcado pelo surgimento da pandemia por covid-19, mas a verdade é que muitas das promessas feitas durante o período eleitoral já foram cumpridas, “sempre com o sentimento de que muito mais se pode ainda fazer”. “Esta caminhada tem sido mais fácil devido ao contributo dos clubes e aos seus incansáveis dirigentes, foram exímios na sua dedicação às causas, aos atletas e à comunidade. É um trabalho coletivo cujo impacto social não é tão reconhecido como deveria ser”, declara o empresário e dirigente, não esquecendo, claro, o importante papel desempenhado em toda esta matéria pelos Municípios do Algarve. “Sem eles não há desporto na região e não estou a falar apenas em dinheiro, mas nas infraestruturas e nos meios humanos que disponibilizam para a prática desportiva. Neste momento difícil que ainda estamos a viver, a Federação Portuguesa de Futebol também ajudou os clubes a manter as dinâmicas que têm no terreno, porque, apesar da interrupção das competições, as estruturas não podiam desaparecer”.

Tendo em conta a realidade vivida desde 2020, o balanço feito por Reinaldo Teixeira à frente da Associação de Futebol do Algarve é, por isso, positivo e permitiu aos órgãos sociais – Direção, Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina, Conselho Fiscal e Conselho de Justiça – ter um melhor conhecimento do que se passa no terreno. “A direção reúne-se quinzenalmente desde que iniciamos esta nossa caminhada e todos os membros têm sido também incansáveis. E tínhamos previstas reuniões em todos os concelhos do Algarve com os clubes e as câmaras municipais por ocasião do centenário da Associação de Futebol do Algarve, mas tal não foi possível devido à pandemia. Realizamos, ao invés disso, tertúlias para homenagearmos todos aqueles que se distinguiram no futebol, no futsal, no dirigismo e na arbitragem. É preciso honrar o passado, dignificar o presente e projetar o futuro e se estamos, hoje, nesta casa, é porque houve antecessores que a construíram e que percorreram um caminho árduo e difícil para aqui chegarem”, enaltece o entrevistado.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a entrevista completa em:
REVISTA ALGARVE INFORMATIVO #329 by Daniel Pina - Issuu