Consciente de que a educação desempenha um papel vital no combate às alterações climáticas, sendo uma ferramenta fundamental para entender como a crise climática causada pelo ser humano está a afetar o planeta, a «Águas do Algarve» tem em curso o Projeto de Educação Ambiental e Sensibilização Social «Águas sem Fronteiras», que abrange toda a região do Algarve, com o objetivo de garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para promover um futuro com base no desenvolvimento sustentável. O projeto arrancou a 21 de março com o lançamento e abertura de inscrições para o Torneio Sem Fronteiras, que soma um número muito interessante de inscrições por parte das escolas, não apenas no âmbito do Algarve, como fora dele, e que continuam abertas até dia 22 de abril, sendo a entrega dos trabalhos finais até 20 de maio.


Para além do Torneio, entre várias outras iniciativas que se estenderão ao longo de 2022, todo o projeto «Águas Sem Fronteiras» está assente numa vertente educativa pró-ativa, com a dinamização de sessões de sensibilização ambiental dentro das escolas. “Estas tiveram início no mês de fevereiro, e foram um autêntico desafio. Durante o mês de março as ações de sensibilização percorreram vários concelhos da região, em escolas, eventos, exposições, chegando a mensagem de poupança de água a mais de mil alunos, por todo o Algarve. Também os projetos ERASMUS se têm manifestado interessados no projeto, o que acrescenta aos muitos portugueses, vários outros participantes oriundos de diferentes países europeus destacando-se Espanha, França, Polónia, Finlândia e República Checa”, revela Teresa Fernandes, porta-voz da «Águas do Algarve».



De forma descontraída estão a ser levadas a toda a comunidade escolar ações de sensibilização e educação ambiental desenvolvidas à medida das exigências escolares de cada ciclo. “Os temas abordados focaram-se principalmente nas questões da sustentabilidade hidrológica: ciclo natural da água, ciclo urbano da água, enquadramento da atuação da Águas do Algarve no ciclo hidrológico no Algarve, economia circular, alterações climáticas, preservação do ambiente, uso eficiente da água, entre vários outros assuntos que estão na ordem do dia, e essenciais para a manutenção da sustentabilidade ambiental que todos auguramos”, indica Teresa Fernandes, acrescentando que as sessões de sensibilização ambiental terão continuidade ao longo de todo o ano, constituindo uma vertente fundamental do projeto Águas Sem Fronteiras da «Águas do Algarve». As escolas interessadas nas sessões de sensibilização poderão entrar em contacto pelo email comunicacao.ada@adp.pt ou através do número 289 899 070.

O Projeto Águas Sem Fronteiras irá continuar a intervir na região na vertente educacional, através de diferentes iniciativas, diferentes abordagens, diferentes palcos, para diferentes públicos, e com dois embaixadores muito especiais, a Clarinha e o Salpico. O site do projeto será sempre uma referência de acesso e de atualização de informação – https://aguassemfronteiras.pt/ ou através do email comunicacao.ada@adp.pt.