Noite de emoções fortes para a conhecida cantora Aurea, no dia 3 de setembro, que foi homenageada pela Câmara Municipal de Silves no âmbito das comemorações do Dia do Município, mas, principalmente, por ter dado o primeiro concerto na cidade para onde foi viver com apenas dois anos de idade, e onde cresceu e se fez mulher e artista. Um regresso às origens que deixou Aurea bastante emocionada, por ter na plateia os seus pais e muitos amigos da sua infância e do seu dia-a-dia, antes de ter sido descoberta por Rui Ribeiro.

Aurea saltou para a ribalta, em setembro de 2010, quando se estreou no meio musical com um álbum homónimo, tendo de imediato sido considerada como uma das melhores vozes portuguesas da atualidade. Não foi de admirar, por isso, que «Aurea» tenha disparado para o número 1 dos tops nacionais de vendas e alcançado a dupla platina, feito de invejar numa época em que cada vez se vendem menos discos de música. Um ano depois novo disco, desta feita ao vivo no Coliseu dos Recreios, que obteve o mesmo sucesso, mercê da voz poderosa e sedutora desta algarvia de gema, bem como da sua beleza e simpatia deslumbrantes. 2011 que foi, de facto, o ano de afirmação de Aurea, vencendo o Globo de Ouro de melhor Artista a Solo e conquistando o troféu de melhor Artista Português dos MTV Music Awards, feito que repetiu em 2012. Uma senda vitoriosa que prosseguiu com o segundo disco, «Soul Notes», a atuar em inúmeros festivais, a dar voz a filmes de animação, a ser júri de programas de televisão, inclusive a ser o rosto de uma conceituada marca de automóveis.

Depois, um interregno, momento de recarregar as baterias, até ressurgir, no início de 2016, com «Restart», e a história repetiu-se, pois saltou diretamente para os tops nacionais. Dois anos depois aparece «Confessions» com o mesmo sucesso, e novo disco está na forja para sair, um lançamento que foi, entretanto, adiado devido ao covid-19. E foi um pouco de tudo isto que Aurea trouxe ao Castelo de Silves na noite de 3 de setembro, num concerto extraordinário em que apresentou os seus maiores êxitos, homenageou alguns cantores que influenciaram o seu percurso e deu a conhecer, quase em primeira mão, um tema original que compôs durante os confinamentos ditados pela pandemia.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: