A esse propósito, chamou a atenção para a pertinência e relevância do conceito «Algarve Autêntico», como fator diferenciador e identitário da região. Destacou, no entanto, a existência de problemas ligados ao desenvolvimento do turismo no interior, nomeadamente, a necessidade de se criarem infraestruturas de alojamento e restauração. “Só conseguimos fixar pessoas no interior se houver atividade económica”, sublinhou, acrescentando a necessidade de se adaptar a legislação às localidades, referindo-se concretamente aos pequenos produtores locais e à dificuldade que têm em cumprir com todas as regras necessárias à comercialização dos produtos e a passar faturas.
Por sua vez, Anabela Santos adiantou que, na última década, tem sido desenvolvido um grande esforço, por parte de algumas entidades, para mostrar que o Algarve tem uma oferta complementar ao tradicional «Sol e Mar», nomeadamente enquanto destino de natureza, apesar de considerar que “ainda estamos no início do caminho”. A coordenadora da Via Algarviana salientou que “o interior tem um património natural e patrimonial riquíssimo, bem como um clima extraordinário, que constitui um elemento diferenciador e complementar à oferta turística durante a época alta”. “A Via Algarviana é uma grande rota pedestre, um desafio de atratividade para todo o interior algarvio”, disse, enfatizando a “necessidade de se criarem polos de atratividade e programas diversificados por parte de operadores turísticos e municípios”, referindo que os itinerários da Via Algarviana têm sempre uma componente cultural e patrimonial associada, “como fator identitário dos locais que atravessa”.
A criatividade e a inovação foram os fatores relevantes na apreciação dos jurados dos seis projetos apresentados pelos empreendedores do 2.º Bootcamp da Startup Albufeira. O júri convidado pela autarquia foi constituído por Antónia Correia (UAlg), Hélder Martins (Aheta), Maria Inês Galvão (empresária) e Vera Gomez (IAPMEI). Agnus Consulting de Mafalda Cordeiro (auxiliar de jovens empreendedores no processo de criação de empresas e negócios), Zimbora, de Sara Batista (app e website para agenda cultural), Malha de João Silva (agência de comunicação e gestão de marcas), Minds On Digital de Lúcia Ventura (apoio a marcas e pequenos e médio negócios no desenvolvimento online), Bvolt Renováveis de Nuno Aires (projeção e instalação de ares condicionados e mecanismos de refrigeração) e Scott Pump Unit de João Satfield (equipamento acionado por energia eólica destinado a mitigar a crise energética) foram os projetos empresariais apresentados em mais uma edição de sucesso. Cristiano Cabrita, vereador com o pelouro do Empreendedorismo, afirmou que “nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido considerado uma questão muito importante para o Município”, realçando ainda que a realização deste Bootcamp não teria sido possível se o Município não tivesse esta sensibilidade para o empreendedorismo. “O Município tem apostado e vamos continuar a apostar no empreendedorismo, em colaboração com os nossos parceiros e o knowhow disponível a nível local e regional. O vosso trajeto não termina hoje e aqui. Este é o pontapé-de-saída e o nosso Gabinete de Empreendedorismo – AGE está sempre de portas abertas para vos receber e ajudar em todas as questões ou para a marcação de reuniões para que consigamos fazer com que os vossos projetos possam ver a luz do dia”.