Os grupos de teatro comunitário «Teatro de Vizinhes de Faro» e «Quarteira Fora da Caixa» subiram ao palco, nos dias 19 e 20 de novembro, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, em duas apresentações integradas no programa DiVaM da Direção Regional de Cultural do Algarve. Os grupos, coordenados pelo JAT – Janela Aberta Teatro, deram a conhecer as suas novas criações, fruto das ideias, dinâmicas e jogos teatrais desenvolvidos nos ensaios/encontros semanais e sintetizados artisticamente por Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo.


O Grupo Teatro de Vizinhes de Faro leva a cena «Ouvi dizer», que centra a sua história num mundo aparentemente longínquo, mas não demasiado, no dia em que a água acabou. Uma sátira que leva ao banco dos réus «alguns» dos responsáveis. Já o Grupo Quarteira Fora da Caixa apresentou «Aluga-se», que conta a história de uma comunidade que aluga as suas casas a turistas e fica sem lugar para onde ir, numa peça crítica e distópica sobre os alugueres no Algarve. “São dois temas fraturantes e preocupações dos vizinhes algarvios que, sem fronteiras, procuram promover a reflexão e diálogo, através do teatro. A voz do coletivo é também dinâmica central do teatro comunitário e é assim exaltada através do canto, que, no caso do grupo de Faro, conta com a coordenação musical/vocal de Ilda Nogueira Martins”, indicam Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa.

Celebrou-se, assim, a comunidade apoiada na ideia de arte e transformação social, com mais de 60 vizinhos-atores e vizinhas-atrizes a atuarem num lugar de memórias de uma outrora Villa romana, onde viveram várias comunidades que deixaram marcas dos seus hábitos, rituais e ofícios, agora legado para conhecimento e interpretação da nossa história. O projeto «Vizinhes sem fronteiras» conta com o apoio do Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia de Quarteira, da Câmara Municipal de Loulé e do Município de Faro.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: