Três dezenas de jovens são-brasenses extraordinários e exemplares, nas mais diversas áreas de atividade, foram nomeados pela comunidade em mais uma edição dos Prémios Juventude, cuja gala final encheu por completo, no dia 19 de novembro, o Cineteatro São Brás. Realizado a cada dois anos, o evento voltou a dar a conhecer melhor os valores de futuro do concelho de São Brás de Alportel.

Mariana Santos venceu na categoria Artes, onde também estavam nomeadas Catarina Ramos e Melissa Carneiro. Adriana Urbano arrebatou o prémio na categoria Fotografia e Multimédia, que também contava com Flávio Costa e James Carrusca como nomeados. Já Beatriz Mendonza recebeu o prémio Carreira, partilhando as nomeações com Diogo Duarte e Gabriel Martins. O prémio Cidadania foi entregue a Joana Jesus, que estava nomeada a par de Liliana Mendes e Tiago Nascimento.

Na área da Ciência e Investigação, a votação dos são-brasenses recaiu sobre Inês Afonso, que partilhou o palco com João Pinheiro e Ricardo Reis. Para o prémio Desporto estavam nomeados Bernardo Santos, David Santos e Bárbara Brito, esta última a vencedora da categoria. Na área do Empreendedorismo, o prémio foi entregue a Inês Mendonça, que assim superou Nuno Clara Microvegetais e UmArroba. Mariana Nunes foi a escolhida para o prémio Letras, onde também foram a votos Mara Palma e João Silva. Laura Pereira recebeu o prémio da categoria Música, tendo disputado votos com os Art Musa e João Cavaco. As jovens Carlota Conceição e Milene Gonçalves conquistaram o prémio Solidariedade, que também era disputado por Miguel Martins.

A par das nomeações da comunidade nas diversas categorias, o Município de São Brás de Alportel entregou ainda o «Prémio Juventude Município» a um conjunto de jovens e grupos de jovens, nomeadamente: Equipa de Futsal da Casa do Benfica de São Brás de Alportel, Equipa de Futsal do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, as equipas de Futebol Júnior e Sénior da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, o Grupo de Teatro TEAS 13, Indalécio Sousa, José Eduardo Coelho, Miguel Vaz, Mónica Filipa Soares, os jovens bombeiros voluntários de São Brás de Alportel e os jovens autores que participaram no projeto «Sons de São Brás». Na Gala dos Prémios Juventude 2022 de São Brás de Alportel foram ainda entregues prémios a João Ferreira, melhor aluno finalista do ano letivo 2020/2021, e a Bernardo Faria, melhor aluno finalista do ano letivo 2021/2022.

Os Prémios Juventude nasceram em 2004 e desde então distinguem os jovens são-brasenses que, pelo talento, empenho e dedicação, se têm distinguido de forma extraordinária, exemplar e inspiradora, constituindo um bom exemplo para as gerações mais novas.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina e Município de São Brás de Alportel

Veja a reportagem completa em:
REVISTA ALGARVE INFORMATIVO #366 by Daniel Pina - Issuu