O projeto CLI-MIND CHANGE «Mindset for change in climate sustainability and social inclusion» 2021- 1-ES01-KA210-SCH-000031425, conduzido ao abrigo do programa Erasmus+, tem como parceiros a Cresol (Espanha), a La Transeducativa (Espanha), o Colegio Obispo Pont (Espanha), a GreenBTWC (Portugal), o Agrupamento de Escolas João de Rosa (Olhão), a Always Greener (Servia) e o Gimnazija Branko Radicevid (Servia) e pretende estabelecer as bases, alianças e mecanismos para alcançar mudanças de mentalidade e comportamento em alunos do ensino médio em relação a preferências, comportamentos e hábitos mais sustentáveis ambientalmente e mais inclusivos socialmente.


A GreenBWTC é uma organização de consultores/formadores com ação no meio ambiente, alterações climáticas, sustentabilidade, ODS e energia verde, e fornece também educação informal e não formal para jovens e adultos em inovação ambiental, inovação social, inovação e novas metodologias de aprendizagem. “Marcamos o nosso percurso com o objetivo de que, se queremos proteger as florestas e a vida do solo, salvaguardar os oceanos, criar grandes oportunidades económicas, evitar novas perdas e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e do planeta, temos uma opção à nossa frente: Ação Climática. Organizações, governos, empresas, consumidores – temos de fazer mudanças. Mais do que isso, temos de ser a mudança”, defende a responsável pelo projeto, Anabela Cordeiro. “Através do CLI-MIND CHANGE podemos fazer a diferença, pois a educação é considerada a força mais poderosa para a mudança de atitudes e para as grandes alterações sociais. Se pretendemos mudar mentalidades, é pelos mais jovens que devemos começar”, reforça.



A GreenBWTC, como organização especialista, tem a seu cargo diversas atividades, das quais se destaca a atividade realizada no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão, com a colaboração das docentes Cristiana Encarnação e Sandra Patrão. Esta atividade, denominada «Perceção sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente nas Escolas», teve duas componentes distintas: formação de professores do ensino básico/secundário sobre os processos de conscientização, perceção e comportamento da população sobre as mudanças climáticas e os desafios da inclusão social frente ao novo paradigma climático; workshops com alunos sobre a importância de uma mudança ambiental e social e comportamentos, para enfrentar o futuro das mudanças climáticas e reforçar as competências-chave e competências verdes que podem permitir uma mudança real nos alunos. Pretende-se também aumentar o conhecimento sobre a mentalidade dos alunos face às alterações climáticas, através de um estudo e análise nas escolas.

A próxima reunião entre parceiros será em Madrid, na vizinha Espanha, e tem como principal objetivo compartilhar entre os parceiros os resultados e experiências das escolas e dos workshops implementados em sala de aula.