Quarteira comemora o Dia da Cidade a 13 de maio e as celebrações arrancam, pelas 9h, no Largo do Centro Autárquico, com o habitual hastear da bandeira, musicado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, e com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé. O Edifício Sociocultural localizado na Praça do Mar, em Quarteira, será depois oficialmente inaugurado pelas 10h, “para responder às exigências do trabalho social que tem vindo a ser feito com a comunidade”, de acordo com Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. “É o resultado do crescimento da capacidade técnica desta equipa, pronta para dar respostas desta dimensão, pois pela primeira vez a Junta de Freguesia adquiriu património próprio”, acrescenta o autarca.
Este novo espaço irá acolher ações de formação e protocolos com diversas entidades e associações locais, bem como atividades desenvolvidas no Programa «Quarteira – Longevidade com Qualidade», nomeadamente, pela Academia do Saber, um projeto de intervenção comunitária, que movimenta centenas de formandos no âmbito do envelhecimento ativo e saudável. Sendo a inauguração uma cerimónia reservada às entidades oficiais, está previsto um conjunto de atividades nos Dias Abertos 9 e 10 de junho, para dar a oportunidade à população em geral de conhecer o espaço e usufruir das instalações, antes do início do ano letivo.
Pelas 12h está prevista uma visita à Exposição «Quarteira – Longevidade com Qualidade», na Galeria de Arte da Praça do Mar, que pretende mostrar a dinâmica de algumas aulas da Academia do Saber, e de outras atividades que integram o programa, como as Danças sociais. Será ainda concretizada a assinatura de um protocolo entre o Município de Loulé e a GNR, no âmbito da segurança em Vilamoura, pelas 15h30, no Auditório do Centro Autárquico, onde terminarão as comemorações do 24.º aniversário da cidade. O evento é uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé.