Depois da sua estreia em 2019, de uma bem-sucedida edição online em 2020 e do êxito do seu regresso ao formato ao vivo em 2021, o «Menina Estás à Janela» está de volta às janelas da capital algarvia, no dia 3 de junho, para alegria de todos os farenses e turistas que visitam a cidade.

Organizado pelo curso Profissional de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, este ano em conjunto com a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, esta iniciativa consiste originalmente num percurso pedonal ao longo do qual as janelas e varandas de diversos edifícios de reconhecido valor arquitetónico e histórico servem de palco a artistas das mais variadas áreas das artes e do espetáculo. O evento surge em 2023 com duas novidades: uma janela permanente no Jardim da Alameda com a exposição «Upcycling Clothes and Mind» a cargo da Amarelarte, que pode ser visitada durante todo o dia, e a possibilidade de apanhar o Próximo – Transportes Urbanos de Faro para se deslocarem da Janela da Biblioteca Municipal virada para o jardim da Alameda até à Janela do Arco da Vila.

O evento tem início marcado para as 10h, sendo que ao longo da manhã são 16 janelas que se irão abrir um pouco por toda a cidade. À noite, as atuações têm início às 22h na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, com o Projeto Marca de Água, Rimas batidas e Stencil, seguindo-se Celina da Piedade e, por fim, um tributo a Rita Lee. O público pode escolher livremente a que janelas quer assistir gratuitamente, bastando, para o efeito, dirigir-se às mesmas de forma individual nos horários indicados no programa.